A Indústria da Cura
0

A funcionalidade (ou não) de diversos tratamentos alternativos. Essa é a discussão central de A Indústria da Cura, novo documentário da Netflix


A gente já comentou algumas vezes que a Netflix aposta em produtos dos mais diversos gêneros e estilos para manter seu catálogo atualizado.

Às vezes investe toda sua grana em blockbusters de ação, às vezes coloca suas fichas em comédias adolescentes que muita gente classificaria como idiota. O fato é que essa tática permite que o número de assinantes do serviço só aumente.

Afinal, você vai acabar encontrando obras sobre qualquer coisa por ali.

Inclusive, bons documentários. Ou, especificamente, série documentais que falam sobre qualquer coisa.

E o motivo por trás de tais apostas são muito simples: estamos falando de obras baratas que conquistam o espectador pela curiosidade, prometendo responder questionamentos que os interessem de forma didática e até mesmo divertida.

Não posso garantir que a diversão seja um elemento importante nesse projeto específico, mas A Indústria da Cura se encaixa perfeitamente em todo o resto.


Sobre o que é A Indústria da Cura?

A proposta da nova série documental da Netflix é mergulhar, da maneira mais ampla possível, na indústria do bem-estar e da cura, focando principalmente em terapias alternativas cujo o alcance é cada vez maior.

Um mercado milionário cujas campanhas de divulgação podem ser encontradas em qualquer visita a internet. Facebook, Twitter, Instagram e Youtube estão cheios de soluções loucas para os mais diversos problemas de saúde.

Mas dentro disso, a proposta de A Indústria da Cura gira em torno de um questionamento que faz parte da sinopse disponibilizada pela própria Netflix: “será que oferece mesmo saúde, ou somos vítimas de falsas promessas?”.

Ou seja, a série documental se propõe a investigar tudo o que cerca essas terapias alternativas e as engrenagens por trás dela, entrevistando quem defende, quem condena e quem tenta analisar o crescimento da procura por tais curas.

E o trailer de A Indústria da Cura revela que todos eles farão parte de alguma maneira dessa primeira temporada.

Temos desde pessoas que chamam as abelhas de “suas médicas” por apostar no valor curativo das picadas até quem defende que jejuns são tão poderosos quanto remédios.

Ao mesmo tempo, o vídeo mostra profissionais avisando que esse meio é alimentado por golpes, mentiras e crenças infundadas. Vítimas de tratamentos alternativos se juntam a esse coro para contar suas histórias.

Muitos desses relatos são compostos por frases chocantes que a Netflix usa como chamariz. Talvez uma das mais fortes seja “Fizeram lavagem cerebral em mim. Eu acreditei neles”.

Enquanto, o documentário ainda propõe uma terceira linha narrativa, dando voz a pessoas que estão tentando entender o que motiva as pessoas a procurem terapias tão arriscadas e desconhecidas. Seria desespero? Ou seria a consequência de uma busca infinita por controle?


A Indústria da Cura

Quem está por trás de A Indústria da Cura

a série documental é produzida por Stuart Fero, Ken Druckerman, Anneka Jones, Erica Sashin, e Banks Tarver. Os cinco são produtores de longa data do Frontline, um programa de documentários americano que está no ar desde 1983.

Em outras palavras, são produtores experientes que trabalham há muitos anos com especiais jornalísticos. Logo, devem usar muito desse conhecimento na construção de uma série que discuta sobre todos os pontos de vista.


Os tratamentos citados no trailer

Entre os tratamentos alternativos que devem ser abordados em A Indústria da Cura, o trailer destaca os seguintes:

  • Apiterapia

Ramo da medicina experimental que usa mel, própolis e veneno para tratar diversas doenças.

  • Ayahuasca

Também conhecido como Chá de Santo Daime, o líquido extraído dessa planta alucinógena é usada para tratar depressão.

  • Leite Materno

Bebida valiosa para os recém-nascidos, ele também é vendido como solução para diversas doenças, incluindo COVID-19*.

  • Jejum

Ficar sem comer por semanas é sugerido como tratamento para câncer, obesidade e diversos vícios.

  • Tantra

A terapia tântrica é vista por muitas pessoas como uma maneira de tratar traumas emocionais.

  • Óleos Essenciais

Óleos considerados “naturais” que são utilizados em tratamentos de diversas doenças.


* A eficácia dessa proposta não foi comprovada.

** Na verdade, a maioria desses tratamentos não possui respaldo científico. Logo, pesquise muito e tome cuidado!


Confira o Trailer em inglês de A Indústria da Cura


A série estreia no dia 12 de agosto


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

O Maior Assalto | Conheça a série da Netflix nos moldes de La Casa de Papel

Previous article

How I Met Your Mother | Por que Lily desaparece na 4ª temporada?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Séries