Lena Dunham é a protagonista de Catarina, a Menina Chamada Passarinha, uma comédia sobre amadurecimento ambientada na Inglaterra Medieval.
Catarina, a Menina Chamada Passarinha (Catherine Called Birdy) foi elogiada pela crítica após sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), e agora se destaca no catálogo do Amazon Prime Video.
Baseado no romance infantil de mesmo nome escrito por Karen Cushman, a adaptação cinematográfica é dirigida por Lena Dunham. A atriz que virou cineasta de Girls adaptou o livro para as telas depois de se apaixonar por ele quando criança.
Confira também: Eleita | A nova comédia do Prime Video estrelada por Clarice Falcão
Sobre Catarina, a Menina Chamada Passarinha (Catherine Called Birdy)
O filme de comédia histórica britânica segue as aventuras de uma adolescente na Inglaterra medieval (Birdy, interpretada por Bella Ramsey) enquanto ela navega pela vida e tenta evitar os casamentos arranjados que seu pai planeja para ela.
Billie Piper, Andrew Scott, Joe Alwyn e Dean-Charles Chapman também estrelam o filme original do Amazon Prime, que teve um lançamento limitado nos cinemas antes de estar disponível no catálogo do serviço de streaming.
Confira também: Conheça o elenco do filme Uma Garota de Muita Sorte, destaque na Netflix
Data de lançamento
Catarina, a Menina Chamada Passarinha teve sua data de estreia no serviço de streaming do Amazon Prime disponível para o dia 07 de outubro de 2022.
Quem está no elenco de Catarina, a Menina Chamada Passarinha?
- Bella Ramsey (Game of Thrones, The Worst Witch) interpreta Lady Catherine, também conhecida como Birdy.
- Billie Piper (I Hate Suzie, Secret Diary of a Call Girl) interpreta Lady Aislinn, mãe de Birdy.
- Andrew Scott (Sherlock, Fleabag) interpreta Lord Rollo, o pai de Birdy.
- Joe Alwyn (Conversas com Amigos, A Favorita) interpreta George, tio de Birdy.
- Dean-Charles Chapman (1917, Game of Thrones) interpreta Robert, irmão de Birdy
- Isis Hainsworth (Misbehaviour, Metal Lords) interpreta Aelis, a melhor amiga de Birdy
- Lesley Sharp (Clocking Off, The Full Monty) não teve seu papel divulgado.
Qual o enredo de Catarina, a Menina Chamada Passarinha?
Na vila medieval inglesa de Stonebridge no ano de 1290, Lady Catherine, de 14 anos (conhecida como Birdy e interpretada por Bella Ramsey) é a filha mais nova de Lord Rollo (Andrew Scott) e Lady Aislinn (Billie Piper).
Seu playground é Stonebridge Manor, uma casa que, assim como a família, já viu dias melhores. Financeiramente destituído e totalmente ganancioso, Rollo vê sua filha como seu caminho para sair da ruína financeira se ele puder casá-la com um homem rico por dinheiro e terras.
Mas Birdy, como todas as grandes heroínas adolescentes, é espirituosa, inteligente e aventureira – e pronta para adiar uma série de pretendentes de maneiras cada vez mais engenhosas.
Sua imaginação, desafio e profunda crença em seu próprio direito à independência a colocaram em rota de colisão com seus pais. Quando o pretendente mais vil de todos chega, eles são presenteados com o teste final de amor por sua filha.
Quem criou Catarina, a Menina Chamada Passarinha
Catherine Called Birdy é uma adaptação de Lena Dunham do romance infantil de mesmo nome escrito por Karen Cushman, publicado originalmente em 1994.
Dunham adaptou o roteiro e dirigiu o filme, que foi feito pela Working Title (Mary Queen of Scots).
O que as pessoas estão achando do filme?
Lena Dunham tem recebido ótimas críticas por sua adaptação o longa após sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).
O jornalista do The Guardian, Adrian Horton, disse que Dunham lida com a adaptação do “romance muito amado de Karen Cushman com inteligência e criatividade“.
Ela reserva elogios especiais para a interpretação de Ramsey da heroína adolescente: “É revigorante ver Ramsey, que interpretou Lyanna Mormont em Game of Thrones, encarnar outra heroína medieval sem tanto gore e melancolia; com olhos negros como adagas e um semblante feroz, é impossível não torcer por ela.”
Jourdain Searles, do The Hollywood Reporter, concorda, chamando o quarto filme de Dunham de “uma delícia” e “um esforço sincero no tipo de filmes clássicos para jovens adultos que povoaram os anos 90 e o início dos anos 2000”. Ela elogia a adaptação do livro para a tela, que diz “capturar o formato de diário humorístico do livro com narração de voz atrevida”.