lost
0

Sente falta de Lost? Separamos 7 séries que bebem da fonte da série para você matar um pouco essa saudade


Lost foi um marco televisivo. A série praticamente inaugurou uma nova era de ouro da TV lá em 2004, e já era de se esperar que ela influenciaria produtos posteriores. Isso aconteceu com as já canceladas “Flash Foward” e “Alcatraz”, além da recente “The Manifest”.

Séries que traziam inúmeros personagens atrelados a mistérios e passados nebulosos, que acabaram não dando certo, seja por falta de audiência ou por um roteiro fraco.

Visando matar um pouco da saudade que temos de Lost, separamos algumas séries, que com certeza foram influenciadas pela produção e outras que com certeza a inspiraram, afinal: a arte é uma troca de influências. Deixando claro que você pode sempre rever a série, que aqui no Brasil está disponível no Now.

 

Twin Peaks (1990-1991) & Twin Peaks The Return (2017)
Temporadas: 3
Emissora original: ABC
Emissora final: Showtime
Disponível no Brasil na Netflix (apenas The Return)

lost

David Lynch é um gênio e Lost, que uniu personagens a mistérios muito bem, deve isso a Twin Peaks. A mãe de todas as boas séries criada por Lynch e Mark Frost também foi um produto revolucionário na televisão. Também não procedural, acompanhávamos a pequena cidade de Twin Peaks (e seus 51.201 habitantes), após o assassinato de Laura Palmer.

No retorno, quase 30 anos depois em 2017, descobrimos mais sobre o Black Lodge e continuamos torcendo pela saga do Agente do FBI, Dale Cooper. A série inclusive brincou com as diferentes linhas do tempo, e foi tão ou até mais marcante que a original.

 

The Leftovers (2014-2017)
Temporadas: 3
Emissora original: HBO
Disponível no Brasil na HBO GO

Outra obra-prima criada por Damon Lindelof, The Leftovers tem dois textos presentes no site, que não cansa de indicar este drama incrível. Diferente de Lost, a série foi vendida como um produto inteiramente sobre pessoas, e apesar de conter seus mistérios, eles não eram tão essenciais.

Durante 3 temporadas e 28 episódios acompanhamos um mundo onde 2% da população mundial desapareceu. Foi o arrebatamento bíblico, algum castigo divino ou alienígenas? Não importa. The Leftovers está interessada naqueles que ficaram. Sejam eles Kevin Garvey, Nora Durst ou Matt Jamison, queremos acompanhar a vida destas pessoas até o fim do mundo (ou não).

 

The 100 (2014-2020)
Temporadas: 7
Emissora original: CW
Disponível no Brasil na Netflix

lost

Esta série que chegará ao fim em 2020 mistura drama, ação e ficção científica para contar a história de cem jovens prisioneiros que são enviados a Terra, após a mesma sofrer um apocalipse nuclear 97 anos antes. Os únicos sobreviventes foram os 400 habitantes de 12 estações espaciais que estavam em órbita durante o acontecimento.

Com os recursos acabando, estes jovens tem missão de testar a situação do nosso planeta e descobrir se existe a possibilidade de retorno ao local. Além de lidarem com as próprias diferenças, o grupo precisa se unir para enfrentar os perigos que os aguardam por causa da radiação. Para complicar, tudo indica que eles não estão sozinhos. Mistério, violência que aumenta a cada temporada e personagens fortes, marcam a trajetória de The 100.

 

Westworld (2016-atualmente)
Temporadas: 3 até o momento
Emissora original: HBO
Disponível no Brasil na HBO GO

Mesmo perdendo a mão nas temporadas posteriores, Westworld chegou com o status de substituto de Game of Thrones, mas infelizmente não ganhou um terço da popularidade do carro chefe da HBO durante tantos anos. Assim como Lost, a série possui inúmeras teorias, em uma narrativa não-linear, recheada de linhas temporais e personagens cativantes.

Acompanhamos um parque temático do futuro que simula o Velho Oeste. A cidade é composta por androides, conhecidos como anfitriões, idênticos aos humanos, que sofrem com retaliações dos visitantes, que não precisam seguir leis ou regras dentro do parque. Os androides não têm consciência de que são programados, até que uma atualização de software passa por uma falha que permite que os moradores do parque saiam da alienação.

 

Sense 8 (2015-2018)
Temporadas: 2 |+ 2 especiais
Emissora original e disponível no Brasil pela Netflix

lost

Injustamente cancelada (sim, sempre repetirei isso), Sense 8 foi uma história original, que é fortemente inspirada em Lost. Seja pela trama cercada de mistérios e pela ligação sensitiva que os personagens tinham, a produção das irmãs Wachowski conquistou muitos fãs, principalmente no Brasil.

A série contava a história de 8 pessoas de diferentes partes do mundo que se conectavam por terem nascido no mesmo instante. Trazendo um universo particular, Sense 8 mostrou conceitos e momentos que ficaram na nossa memória e no nosso coração.

 

Fringe (2008-2013)
Temporadas: 5
Emissora original: FOX
Exibida no Brasil pelo SBT
Infelizmente não disponível em nenhum streaming ou canal por aqui

lost

Essa talvez seja a série que mais se aproximou dos mistérios de Lost, além de contar com uma trama misteriosa de dar inveja. Também criada por J.J. Abrams, Fringe é praticamente irmã de Lost. Misturando ficção científica ao drama, acompanhamos a agente especial do FBI Olivia Dunham, chamada para investigar um acidente aéreo ocorrido em Boston, que matou todos os passageiros e a tripulação de forma chocante.

Depois que seu parceiro, o agente especial John Scott, quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o Dr. Walter Bishop, considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a Peter Bishop, o estranho filho de Walter que possui um QI de 190.

Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva Nina Sharp, esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, Philip Broyles e Astrid Farnsworth, vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.

 

Dark (2017-2020)
Temporadas: 3
Emissora original e disponível no Brasil pela Netflix

Outra dessa lista que chegará ao fim em 2020, Dark é um evento. A série e seus três ciclos culminando em três temporadas, não tem personagens tão marcantes quanto Lost, mas no quesito mistério, a produção alemã é bastante enxuta e coesa.

Acompanhamos o desaparecimento misterioso de crianças na cidade de Winden, na Alemanha. Aos poucos a narrativa nos leva a um ciclo que se repete a cada 33 anos, com viagens no tempo, coincidências e muita loucura. A terceira temporada está chegando e temos um podcast falando sobre todos os mistérios e teorias da série (com spoilers claro).


Este é o último conteúdo especial de Lost neste mês comemorativo de 10 anos do fim da série. Caso queira ver todos os outros, clique aqui.


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

 

Tiago Cinéfilo
Há 4 anos nessa viagem. Estudante de Rádio, TV e Internet. Ex-Clock Tower, ex-Cinema Com Rapadura e ex-fã de The Walking Dead.

Keeping up with the Kardashians | Conheça o reality que está na Netflix

Previous article

Montagem Paralela 005 | Em Tempos de Fascismo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial