0

No dia 5 de maio de 2021, o filme de ação russo Major Grom contra o Dr. Peste, baseado na história em quadrinhos de mesmo nome, foi lançado na Netflix.

Se você não sabe para onde tá ventando, listamos 5 motivos para você assistir ao filme no serviço de streaming. 


Ampliando seu conteúdo com produções internacionais, os filmes russos vem tendo destaque no catálogo da Netflix. O último, Cidade de Gelo, foi um sucesso absoluto, figurando entre os mais vistos da empresa por algumas semanas.

Dessa vez, estreia por lá o filme de ação Major Grom contra o Dr. Peste, uma adaptação de quadrinhos, que já está disponível para assistir.

Veja 5 motivos para assistir Major Grom contra o Dr. Peste na Netflix

Major Grom contra o Dr. Peste é o novo filme russo na netflix

Foto: Divulgação

1. CGI e cenas de ação incríveis em Major Grom contra o Dr. Peste

Um dia chuvoso comum. Um policial está correndo por uma rua de São Petersburgo, vestindo uma jaqueta vintage e uma boina marrom. Seu nome é Igor Grom, o personagem principal do filme. Num rápido instante ele salta em um caminhão cheio de ladrões com máscaras de hóquei, tenta detê-los, mas é atingido no peito por tiros. Corta para uma cena de funeral e parece que o filme acabou antes de começar.

Mas nem tudo é o que parece.

O filme todo é repleto de cenas de ação como essas, incríveis, corajosas, às vezes engraçadas. ‘Major Grom’ (cujo sobrenome significa “trovão” em russo) para os criminosos no volante de um caminhão de lixo ou mesmo com a ajuda de um vidro e suas mãos.

As cenas de luta não são apenas sangue tarantinesco jorrando pelas paredes, mas possuem uma trama intrigante e um mistério que te envolve.

O antagonista, o Dr. Peste, e seus comparsas espalham tiros por todo o lugar, carros queimam e explodem durante protestos de rua. Pode ser piegas, mas é presente em todo filme de super-herói. 


+++ A Oitava Noite: Todos os detalhes do filme coreano na Netflix

Foto: Divulgação

2. Personagens mais profundos no enredo de Major Grom contra o Dr. Peste

‘Major Grom’ não é o super-herói padrão de Hollywood que adquire poderes incríveis por meio de um acidente estranho ou de aparelhos sofisticados. Ele é apenas rápido, ágil e inteligente.

O “superpoder” de Grom, se houver, é sua mentalidade de que nunca vai morrer, que o tira de incontáveis ​​encrencas e situações complicadas.

Igor é um cara solitário, uma espécie de Dr. House com uniforme de policial. No trabalho, as únicas pessoas com quem ele se dá é seu parceiro novato e o chefe Prokopenko, que perdoa todos os tipos de violações disciplinares, já que Grom é o único que realmente consegue pegar criminosos.

Uma menção especial deve ser feita ao vilão de Major Grom contra o Dr. Peste, cuja verdadeira identidade está envolta em mistério. Se por um lado o filme apresenta a principal fonte do mal como os oligarcas corruptos que governam a cidade, por outro seus filhos atropelam pessoas nas travessias de pedestres e na periferia da cidade os moradores se enojam com o cheiro tóxico dos aterros sanitários, com outros sem casas por conta da ação de banqueiros gananciosos.

O principal antagonista, o Dr. Peste, parece estar lutando contra toda injustiça, declarando guerra aos corruptos. Mas ele faz isso da maneira mais brutal, matando-os sem o devido processo, com suas famílias muitas vezes sendo surpreendidas com as mortes. Apesar dos seus métodos, Dr. Peste logo se torna um herói popular.

O diretor Oleg Trofim, em entrevista ao portal online DTF, afirmou que o filme não tem motivação política. No entanto, o espectador mais atento notará paralelos entre Dr. Peste e seu oposicionista Alexei Navalny, que também faz uso ativo das redes sociais para interagir com seus apoiadores.

Outro herói do filme é o talentoso programador Sergei Razumovsky, criador da rede social anônima Vmeste, principal plataforma digital usada pelo Dr. Peste. Este é um aceno claro para Pavel Durov, fundador da rede social Vkontakte e do aplicativo de mensagens Telegram, que também começou sua carreira em São Petersburgo.

Dito isso, o filme ainda pode ser apreciado superficialmente, sem uma compreensão da política russa, porque, em essência, é um conto arquetípico de vingança nascido de um senso de justiça e dos limites permissíveis da justiça popular.


+++ 5 motivos para assistir o filme russo Cidade de Gelo na Netflix

Foto: Divulgação

3. São Petersburgo é a nova Gotham

Ao contrário do recente Cidade de Gelo, também disponível na Netflix, Major Grom contra o Dr. Peste se passa em uma São Petersburgo totalmente desolada e sombria, quase uma lembrança da cidade chuvosa de Gotham.

Ao mesmo tempo, os marcos icônicos da cidade são mostrados quase que como pontos turísticos, podendo vê-los durante as perseguições pelas praças do Palácio e Sennaya, durante os diálogos no aterro do Neva e nos telhados, onde os personagens comem no mais popular fast food na cidade.

As vistas noturnas de São Petersburgo são especialmente impressionantes, com panoramas das ruas noturnas com a Catedral de Santo Isaac iluminada, pontes levadiças e bares cheios de gente. O Buddha Bar de São Petersburgo é retratado no filme como um cassino de luxo e é o palco de uma das maiores cenas de luta de Major Grom contra o Dr. Peste. Cada cena definitivamente vai dar motivos para visitar a cidade depois de ver isso.

Foto: Divulgação

4. Trilha sonora original

Todas as músicas do filme são de artistas russos em sua língua nativa. A trilha sonora de Major Grom contra o Dr. Peste é uma mistura selvagem de bandas indie com rap russo, hip-hop, pop, rock alternativo, música eletrônica e até folk.

Entre eles estão um antigo hit do grupo de rock Aquarium, uma canção do desenho animado soviético Baby Raccoon e um cover da canção de Viktor Tsoi, ‘Changes‘, que toca nos créditos iniciais.

“Procurávamos nomes desconhecidos da cena underground com um som autêntico e profissional, mas ainda não vulgarizados pela própria popularidade. Foi importante encontrar a verdadeira música de São Petersburgo e descobrir novos talentos ​​no processo, como aconteceu com o filme Brother 2”, disse o diretor Oleg Trofimov sobre o processo de seleção da trilha sonora.

Foto: Divulgação

5. Major Grom contra o Dr. Peste e suas personificações

Desde o início, Major Grom contra o Dr. Peste parece um pouco uma imitação dos filmes de James Bond só que com um policial comum em vez de um agente secreto. A atraente e atrevida jornalista Yulia Pchelkina como o interesse amoroso, o irônico coronel Fyodor Prokopenko e até os créditos iniciais que cheiram a Skyfall.

Numa análise final Major Grom contra o Dr. Peste é resgatado da categoria de “filme de ação de super-herói” graças ao seu sabor russo, humor oportuno, não vulgar e personagens complexos, moralmente cinzentos, que não podem ser colocados como bons ou maus.

Major Grom contra o Dr. Peste está disponível na Netflix.

Com informações do site Russia Beyond

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Especial