Dia do Irmão
0

Quer comemorar o Dia do Irmão em grande estilo? Confira nossa lista com 22 filmes sobre irmandade


Ah, os irmãos…

Ter irmãos (ou irmãs, é logico) significa brigar, mas também significa ter alguém do seu lado sempre que você precisar. É por isso que a irmandade – de sangue ou não – talvez esteja entre as melhores coisas do mundos.

Algo tão maravilhoso que, além de ter se tornado tema de um podcast inteirinho, também vai render uma lista com 22 filmes em que a relação entre irmãos e irmãs tem grande importância.

Alguns são fofos e emocionantes, alguns são super dramáticos e outros longas de ação que colocam a família no centro da treta. Produções de todos os tipos que você pode escolher pra comemorar o Dia do Irmão do melhor jeito possível.


+++ Não deixe de conferir o Dropseia especial de Dia do Irmão!!

Sing Street: Música e Sonho

Dia do Irmão

Filme que serviu como pontapé inicial pro podcast sobre o Dia do Irmão, Sing Street é uma homenagem disfarçada aos irmãos. A relação de Conor com seus irmãos é importante, mas durante boa parte do tempo parece ser um elemento secundário em relação a música (todas originais) ou ao romance. Mas o final deixa claro que a irmandade pode ser importante quando a gente menos espera…

Irmão Urso

Dia do Irmão

Como o título já deixa claro, Irmão Urso é um filme sobre irmãos. Mas a melhor parte é ver a animação explorar o tema de uma maneira entre os humanos e de outra entre os ursos, caminhando para um final emocionante que fala justamente sobre a possibilidade da irmandade surgir entre pessoas que não nasceram na mesma família.

Rain Man

Dia do Irmão

A relação dos irmãos Babbitt não está entre as mais saudáveis. É muito fácil perceber que Charlie (Tom Cruise) só está interessado na herança deixada para Raymond (Dustin Hoffmann). No entanto, como seria esperado, eles crescem como irmãos durante uma viagem pelos EUA. Um clássico dos anos 80.

Bom Comportamento

Dia do Irmão

Esse filmaço dos irmãos Benny e Josh Safdie (Jóias Brutas) pode não ser um exemplar clássico pra data em questão, mas ele reflete, com boas doses de tensão, um sentimento que depende da irmandade pra florescer. Afinal de contas, só um irmão mais velho louco para salvar seu caçula poderia fazer tudo que Robert Pattinson faz nessa jornada pelo submundo de Nova York.

Pequenos Espiões

Dia do Irmão

A relação entre irmãos pode não ser o tema central de Pequenos Espiões, mas nem por isso o filme merece ser ignorado. Carmen e Juni Cortez usam a irmandade a seu favor em diversos momentos da franquia, fazendocom que esse longa seja uma ótima escolha para comemorar o Dia do Irmão com os pequenos.

Adoráveis Mulheres

Dia do Irmão

Exemplar recente, mas muito poderoso sobre irmandade. Adoráveis Mulheres é um retrato social que fala sobre feminismo, sororidade e empoderamento acima de tudo, porém a força do relacionamento Irmãs March está na base de todas as decisões tomadas pelas protagonistas durante a projeção.

Irmãos Willowghby

Dia do Irmão

Com um título desses, não dava pra deixar a animação da Netflix de fora de uma lista para o Dia do Irmão. Tudo bem que Irmãos Willowghby fala sobre família de uma maneira mais ampla e pouco conservadora, mas os protagonistas continuam sendo irmãos. E isso é essencial em diversos dos momentos mais bonitinhos do filme.

Jumanji

Dia do Irmão

Claro que o destaque de Jumanji sempre ficou com a figura carismática de Robin Williams. Mas não podemos esquecer que Kirsten Dunst e Bradley Pierce interpretam dois irmãos que precisam se salvar no meio do jogo. O resultado é uma aventura perfeita pra assistir com a família inteira num sábado à tarde.

Uma Prova de Amor

Dia do Irmão

Esse é um daqueles filmes que sempre vem na cabeça quando se pensa em irmãos ou irmãs. Afinal, no meio de toda a discussão ética/judicial proposta pela produção, temos o amor de duas irmãs como peça mais importante. É uma ótima opção pra quem quer abraçar seu irmão e chorar feito uma criancinha.

Thor: Ragnarok

Dia do Irmão

A relação entre Thor e Loki é um elemento central da trama desde o primeiro filme. No entanto, é no terceiro longa da trilogia que ela ganha um ar de camaradagem e parceria digno de uma comemoração de Dia do Irmão. As brigas ainda existem, mas não são muito diferentes do que acontece em outras casas do planeta.

Dois Irmãos

Dia do Irmão

Um dos últimos filmes que estreou nos cinemas brasileiros em 2020, Dois Irmãos merece estar nessa lista mesmo sem estar entre as melhores animações da Pixar. O motivo é que a mensagem final lança um olhar diferente e muito emocionante sobre a relação entre os protagonista. O choro é garantido para os irmãos mais velhos…

Frozen – Uma Aventura Congelante

Dia do Irmão

Só pra provar que Disney realmente gosta de fazer filmes sobre irmãos, vamos colocar um clássico moderno nessa lista. Admito que talvez o segundo filme merecesse mais essa vaga por mostrar as irmãs Elsa e Anna juntas numa aventura. No entanto, a maneira como o amor entre elas afeta a conclusão do primeiro me obrigou a escolhê-lo.

A Vida Invisível

Dia do Irmão

O candidato brasileiro ao Oscar do ano passado não é exatamente um exemplar feliz, visto que o filme conta justamente a história de duas irmãs que se desencontram. Mesmo assim, é uma produção poderosa e imperdível que conta com um grande momento de irmandade protagonizado por Fernanda Montenegro. Uma ótima dica pro Dia do Irmão!

Pequena Miss Sunshine

Dia do Irmão

A produção independente que conta a história de uma família cujo o objetivo é atravessar o país para levar a filha para um concurso de beleza emocionou muita gente desde 2016. Eu concordo que Pequena Miss Sunshine se dedica mais a falar sobre beleza e preconceitos, mas, durante as turbulências da viagem, é possível identificar vários momentos onde a irmandade é colocada acima de tudo.

O Vencedor

Dia do Irmão

A relação entre os irmãos boxeadores interpretados por Mark Wahlberg e Christian Bale é ofuscada por brigas, busca por fama, crises envolvendo drogas e muita ganância. Porém, se você olhar lá no fundo, vai perceber que a irmandade é o que impulsa ambos a conquistarem seus próprios objetivos. É uma opção de drama que pode te surpreender.

Operação Big Hero

Dia do Irmão

Já provamos que Disney e Dia do Irmão tem tudo a ver, né? Então você não vai se surpreender de ver mais um filme do estúdio nessa lista, por mais que Operação Big Hero possa ser uma sugestão questionável. Eu apoio porque, mesmo sem uma relação física, o amor entre os irmãos Hiro e Tadashi é parte fundamental das aventuras com o fofíssimo Baymax.

Irmãos Gêmeos

Dia do Irmão

Outro filme cujo título já justifica sua presença na lista, Irmãos Gêmeos é uma comédia dos anos 80 que marcou a infância de muita gente. Não tem o mesmo fôlego hoje em dia, mas ainda é um prato cheio para quem gosta de tramas absurdas, Danny DeVito roubando os holofotes e Arnold Schwarzenegger interpretando fortões ingênuos.

Extraordinário

Dia do Irmão

Baseado em livro que me acertou em cheio, Extraordinário, assim como outros exemplares dessa lista, também não é um filme sobre irmãos na maior parte do tempo. Entretanto, existe um momento da trama em que a relação de Auggie e Via rouba a cena. Por mais que o livro use essa conexão de maneira mais eficiente, o filme merece ser uma opção para o Dia do Irmão.

A Outra História Americana

Dia do Irmão

A Outra História Americana é, sem dúvida nenhuma, um dos filmes mais pesados dessa lista. Digo até que ele pode não ser uma boa opção para pessoas com estômago frágil, mas eu não poderia excluir uma produção que gira em torno de um irmão que visita seus erros do passado na esperança de impedir que seu caçula se perca no submundo dos movimentos neonazistas. É um drama poderoso, chocante e bastante necessário no contexto atual.

Desventuras em Série

Dia do Irmão

A série produzida pela Netflix é tão boa que chegou perto de apagar essa adaptação com Jim Carrey da história. No entanto, preciso dizer que a versão cinematográfica não tem nada de desprezível. Pode não ser uma boa adaptação dos livros (juntar três volumes em menos de duas horas realmente não foi uma boa ideia), mas é uma opção caricata e divertida pra curtir com os irmãos.

Pantera Negra

Dia do Irmão

A relação entre irmãos de sangue passa longe de ser um tema central de Pantera Negra, mas é fácil encaixar o filme nessa lista. Basta ampliar o conceito de irmandade (que surge várias durante a projeção) ou pensar que a parceria entre T’Challa e Shuri está entre as melhores coisas do longa. E pronto… Agora é só celebrar o Dia do Irmão com um dos melhores filmes de super-herói dos últimos anos.

O Poderoso Chefinho

Dia do Irmão

Convenhamos que não tinha como terminar essa lista com o gênero que mais produz filmes sobre irmãos: a animação. Sei que O Poderoso Chefinho não está entre as mais queridas ou impressionantes dos últimos anos, mas sua trama gira quase exclusivamente em torno da relação de Timmy com a chegada de um novo bebê na sua casa. Pode ser uma boa opção para quem preparar os filhos para a chegada de um possível irmãozinho ou irmãzinha…


Tem outras sugestões de filmes pro Dia do Irmão? Conta pra gente nos comentários ou nas nossas redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Olha quem está fazendo 39 anos hoje 🥳🎉🎉 . A rainha da p*rra toda, @beyonce 🎈🎈🎈 . #beyonce #bday #crazyinlove

Uma publicação compartilhada por A Odisseia – Cultura Pop (@aodisseia) em


Gostou desse conteúdo? Então nos ajude a manter o site vivo entrando para o Odisseia Club. Seja um apoiador da Odisseia e acompanhe tudo sobre filmes, séries, games, músicas e muito mais.

Flavio Pizzol
Nascido em uma galáxia muito distante, sou o construtor original dessa nave. Aquele que chegou aqui quando tudo era mato. Além disso, nas horas vagas, publicitário, crítico de cinema, aprendiz de escritor e músico de fundo de quintal. PS: Não sabe trocar a sua imagem do perfil...

O Jovem Wallander | Série policial da Netflix terá 2ª temporada?

Previous article

O Destino de Júpiter | Veja 10 referências que você não percebeu no filme

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Filmes