AODISSEIA
Especial

13 filmes para assistir numa sexta-feira 13

Essa lista foi publicada originalmente no dia 13 de maio de 2015.

13 de abril de 2018 - 07:00 - Tiago Soares

Sou um grande fã dos filmes de terror/horror desde os 6 anos de idade. Sim, esta criança “indefesa” assistia a muitos filmes, principalmente nas madrugadas nos canais abertos, claro que escondido dos pais, ou quando os mesmo assistiam, e dava a tradicional espiadinha por baixo do cobertor. Posteriormente alugando tais filmes numa locadora de DVDs no interior do Ceará, e hoje com a amada Netflix, o amor pelo susto só aumenta. Pelo menos em partes, já que muita coisa ruim é produzida, dando espaço para o trigo no meio do joio. Histórias de um cinéfilo a parte, hoje é sexta-feira 13, então: Não quebre o espelho, não passa por baixo da escada e não veja um gato preto (tadinho).

Separei uma pequena lista de 13 filmes para você ver nesta sexta. Tive a ousadia, sim, de tirar alguns clássicos dessa lista como: O Massacre da Serra Elétrica (1974, The Best), O Exorcista (1970), O Iluminado (1980), A Profecia (1976), Sexta Feira 13 (1980) e A Hora do Pesadelo (1984). Me doeu o coração, mas resolvi focar nos anos 2000 em diante, pois tinha os exatos 6 anos no dito cujo e hoje as 22, vejo que o terror/horror segue com algumas falhas, mas forte no mercado. É importante ressaltar que a lista não segue um critério de classificação, os filmes estão organizados na ordem de lançamento e você pode concordar ou não com alguns, ou todos, então deixe um comentário e vamos lá:

 

1) Olhos Famintos (2001)

c1286_-_p_ster_jeepers_creepersUm dos responsáveis por grandes pesadelos na minha infância, Olhos Famintos encabeça a lista, por ser o mais antigo dela e um dos primeiros que vi. Trish e seu irmão Darryl descobrem algo horrível no porão de uma igreja abandonada. Na viagem de carro de volta para casa, eles são o alvo de uma força indescritível que deseja acabar com eles de qualquer maneira. Pronto, é só isso que você tem que saber sobre esse filme dirigido por Victor Salva e produzido por Francis Ford Coppola. Boatos de que o 3º filme está vindo aí.

 

2) O Massacre da Serra Elétrica (2003)

massacre

Dirigido pelo explosivo Michael Bay, o remake do clássico de 1974, dividiu público e crítica. O filme segue na minha memória porque já o vi inúmeras vezes e acho um dos melhores do gênero. Apesar do original ser meu favorito, o filme consegue passar todo o clima e ambientação e faz uma bela homenagem ao material de origem. Um grupo de jovens está em meio a uma viagem do Texas para o México, até enfrentarem um problema: a gasolina do carro chega ao fim. Eles param bem em frente a um matadouro, onde começam a procurar desesperadamente por um telefone. Porém o que eles não sabem é que ali vive uma família de canibais, incluindo um homem que mata usando uma serra elétrica. Leatherface Forever!

3) Pânico na Floresta (2003)

200px-Wrong_Turn_movie

Também visto inúmeras vezes, este filme segue todos os clichês possíveis de uma história com uma família de sádicos deformados, mas mesmo assim, está no meu coração, apesar dos outros 4 filmes da franquia serem horrorosos. Cinco amigos percorrem uma trilha na floresta, em pleno estado da Virginia. Após pegarem o caminho errado, eles se deparam com uma família de canibais, que possui o rosto desfigurado, devido a diversas gerações consanguíneas, terem nascido. Desesperados após serem capturados, os amigos agora querem apenas fugir do local o mais rápido possível. Nunca pegue um atalho!

4) Alta Tensão (2003)

073469

2003 foi mesmo um grande ano, traduzido neste terror francês com um ótimo título, pôs, é impossível não ficar tenso vendo este filme. Alexia viaja com Marie até sua casa de campo, para as duas estudarem juntas para as provas que se aproximam. Quando anoitece, um violento maníaco aparece armado na casa e mata toda a família de Alexia, incluindo seu cachorro. Marie consegue se esconder do assassino, que leva sua amiga como refém. Ela, então, o segue para tentar salvá-la e descobrir a identidade do bandido. Um leve medo de caminhão e caminhoneiros depois disso.

5) Jogos Mortais (2004)

dvd-filme-jogos-mortais-dubladolegendadolacrado-10165-MLB20025020838_122013-F

Apesar da franquia ter se tornado galhofa com o tempo. O primeiro filme dirigido por James Wan permanece no imaginário. Filmado apenas em 18 dias, sendo a maioria dentro de um único cômodo, o filme acompanha Jigsaw, um assassino que possui a marca registrada de deixar suas vítimas com uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, e faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvar. O detetive David Tapp é designado para investigar os assassinatos, e ajudar na captura de seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw, leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo. “Hello… I Want to play a game”

6) O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O-Exorcismo-de-Emily-Rose_720p_www.duckdownloads.net

Considerado por muitos como um filme de tribunal apenas, a história de Emily Rose é muito mais que isso. Melhor filme de exorcismo depois do clássico O Exorcista, Emily Rose é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Nunca acorde se seu relógio estiver parado às 3h da manhã, ok?

7) O Albergue (2005) 

o albergueUm novo clássico do cinema trash, O Albergue entra na lista, por ser um filme que renovou esse subgênero do horror visualmente desagradável. O diretor Eli Roth utilizou nada mais nada menos do que 150 galões de sangue falso, em um filme cruel. Paxton e Josh são dois mochileiros universitários americanos, que decidem viajar pela Europa em busca de experiências que entorpeçam os sentidos e a memória. Durante a viagem eles conhecem Oli, um islandês que passa a acompanhá-los. Seduzidos pelos relatos de outro viajante, eles decidem ir a um albergue particular em uma cidade desconhecida da Eslováquia que é descrito como um verdadeiro nirvana. Lá eles conhecem Natalya e Svetlana, duas beldades locais que se interessam por Paxton e Josh. Empolgados com as experiências novas que vivem, eles logo descobrem que nem tudo na cidade é a maravilha aparente. Alguém quer ir a Eslováquia?

8) A Fronteira (2007)

A-Fronteira

O filme francês segue a premissa básica da maioria dos filmes de terror, com a mesma pegada gore de O Albergue, acompanhamos a história de um grupo de amigos que vai parar justamente em um albergue administrado por uma família de neonazistas canibais, onde uma garota grávida e seus amigos devem lutar pela sobrevivência. O que o difere são as boas atuações que contribuem para momentos de angústia, desconforto e muito sangue. Deixar você chocado é o objetivo e os efeitos são excelentes. Nunca pare em uma casinha no meio do nada!

9) REC (2007)

557269_91ae87cb79064cf98112e2ec6d87af4a

Único da lista em found footage (câmera na mão), o terror espanhol não vai te deixar respirar por um segundo. Ángela Vidal é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. É praticamente um filme de zumbis que correm e se você não correr você morre ou pior vira um deles tudo isso com a agonia de um cinegrafista correndo com a câmera frenética. Ufa!

10) Arraste-me para o Inferno (2009)

21028484_20130814221511175

A volta de Sam Raimi as raízes do terror, se dá com estilo, e que estilo. O que mais me impressiona nesse filme, é que é uma história que poderia acontecer com qualquer um. Christine Brown trabalha como analista de crédito e vive com seu namorado, o professor Clay Dalton. Um dia, para impressionar seu chefe, ela recusa o pedido de uma senhora para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar sua casa. Como vingança ela joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine. Com o restante da trilha sonora que não foi utilizada em O Exorcista, prepare-se para longos momentos de tensão. Ah, e nunca insulte uma velhinha, ela pode ser uma bruxa milenar.

11) Invocação do Mal (2013)

21016629_2013062820083878

Olha o James Wan aí de novo. Responsável pela franquia Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal, James mistura neste filme um pouco de terror espiritual, caçadores de entidades demoníacas e exorcismo. Um casal muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais. Ao fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e mal reside ali. O 2º filme estréia em 9 de junho deste ano.

12) The Babadook (2014)

thebabadook

O terror australiano claramente inspirado na história do Bicho-Papão. Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado “The Babadook” reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia. A história da mãe depressiva em confronto com o medo presente ou não em sua vida, é o que torna esse filme emblemático. The Babadook, dook, dook!

13) A Bruxa (2016)

7129_grande

A melhor forma de terror na minha opinião, o terror sugestivo. Tivemos muito terror psicológico e visual nesse top 13, fecharemos com esse, pois o poder da sugestão é tudo. William e Katherine, levam uma vida cristã com suas cinco crianças, em uma comunidade extremamente religiosa, na Nova Inglaterra, em torno de 1630. Expulsos do local, por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades, a família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece e a aventura começa. Confira a crítica aqui.


Para terminar uma música super leve:

“One, two, Freddy is coming for you.
Three, four, better lock your door.
Five, six, grab your crucifix.
Seven, eight, gonna stay up late.
Nine, ten, never sleep again.”

“Um, dois, Freddy vem te pegar,
Três, quatro, feche bem o quarto.
Cinco, Seis, pegue o crucifixo ,
Sete, oito, fique acordado até tarde.
Nove, dez, não durma nenhuma vez”