AODISSEIA
Filmes

Uma timeline de tudo que rolou em Star Wars. De O Retorno de Jedi até Os últimos Jedi

6 de dezembro de 2017 - 10:30 - felipehoffmann

Há três anos, Star Wars: O Despertar da Força chegou aos cinemas dando ainda mais fôlego à maior franquia da sétima arte. Agora, mais renovada que nunca e estabelecida com novos personagens a saga chega com Star Wars: Os Últimos Jedi. Mas o que aconteceu desde O Retorno de Jedi? A gente fez uma timeline com tudo que você precisa saber antes de assistir o novo filme.

Uma quantidade enorme de livros, quadrinhos e jogos foram sendo lançados aos poucos e começaram a preencher uma das eras mais importantes dentro do universo de Star Wars. Ainda existe muita coisa a ser descoberta, especialmente pelo fato de que muita coisa que temos se passa em dois campos. O período imediatamente após Retorno de Jedi, narrando a contínua queda do Império e os eventos que criaram a galáxia atual, visto em O Despertar da Força.

Mas se você ainda não cavou o terreno profundo que é os convergentes de Star Wars, tem muita areia pra jogar da pá. Aqui tem um conteúdo completinho dos eventos pós Star Wars: O Retorno de Jedi, citando as fontes originais, caso queira beber na fonte.

Para simplificar as coisas, vamos usar os termos ABY/DBY para situarmos o calendário. Ele se refere ao antes e depois da Batalha de Yavin que resultou na destruição da Estrela da Morte e foi uma das primeiras grandes vitória da Rebelião.


4 anos DBY  – A queda do Império

 

Depois de desencadear uma destruição no Império, ocupado no planeta Sullust, a Frota Rebelde se reúne na lua de Endor e, com sucesso, consegue destruir a Estrela da Morte II. Tanto o Imperador Palpatine quanto Darth Vader pereceram na batalha que se seguiu, causando um golpe mortal na ordem do Império e seus sistemas estrelares. (FILME: Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi)

 

Durante a celebração da vitória em Endor, Princesa Leia Organa e o General da Aliança, Han Solo, se casam em uma cerimônia privada. (GRAPHIC NOVEL: Aftermath: Life Debt e Aftermath: Empire’s End)

 

Luke Skywalker viaja até o planeta Pillio à procura de artefatos feitos no observatório secreto de Palpatine. Lá, ele encontra o agente do Esquadrão do Inferno, Del Meeko. Luke consegue recuperar uma bússola do observatório. (JOGO: Battlefront II)

 

A morte de Palpatine ativa um plano de contingência entre os membros imperiais restantes, ficando conhecida como Operação: Cinder. Ela mirava planetas chave, como Naboo, Vardos e Commenor. Após a implementação bem sucedida de Cinder em Vardos, os membros do Esquadrão do Inferno Iden Versio e Del Meeko foram derrotados pelos Rebeldes e puseram um fim nos planos da Operação. (JOGO: Battlefront II, HQ: Shattered Empire)

 

A Aliança Rebelde se dissolve, ajeitando a cozinha lá dentro e formando a Nova República. (Aftermath)

 

O Governador Adelhard do Setor Anoat, um território com vários mundos, criou um bloqueio de ferro, obstruindo o transporte dentro e fora do sistema, e reprimindo a divulgação de informações externas. Descontentes, começaram a despontar insurgentes dentro desses mundos de Anoat, dando início à uma grande rebelião. (JOGO: Uprising)

 

Os planetas Akiva, Sterdic IV, Bespin e Malastare são liberados do domínio Imperial. Após a a morte do Imperador, floresceram tumultos em Coruscant, desencadeando uma guerra civil planetária. (Aftermath)

 

O Senado Galático foi restaurado no planeta Chandrila e Mon Mothma se tornou a primeira chanceler eleita. Mothma anuncia a redução de 90% do teor armado da Nova República após a Guerra Civil Galática. (Aftermath)


5 anos DBY

Em uma missão no planeta Vetine, Luke Skywalker e Shara Bey recuperam dois fragmentos da Grande Árvore, escondidas num Templo Jedi em Coruscant. Um fragmento fica com Luke e outro com Shara e seu marido, Kes Dameron, que se estabeleceu na Lua Yavin 4 depois de se retirar do exército da Nova República para cuidar do seu filho pequeno, Poe -ele mesmo. (Shattered Empire)

 

Um grupo de contrabandistas e saqueadores recrutados por Han Solo e Chewbacca, com assistência dos Rebeldes e uma frota da Nova República, libertaram o planeta Kashyyyk, da espécie Wookie, das amarras do Império. Chewie tem uma promessa de vida com Solo e permanece no planeta, com sua família. (Aftermath: Life Debt)

 

As conversas de paz entre Império e Nova República em Chandrila se desintegram quando ex-prisioneiros imperiais abrem fogo contra embaixadores da Nova República, matando e ferindo uma galera. O Senado Galático de desloca temporariamente para o planeta Nakadia depois o atentado. (Aftermath: Life Debt)

 

A força remanescente militar imperial se junta no deserto de Jakku, sob o comando de Gallius Rax e Moff Randd. O Senado Galático envia forças da Nova República para acabar com a frota e então o Império é totalmente derrotado, nos céus e na terra de Jakku. Os destroços da batalha se formaram na paisagem do planeta, onde as naves caíram em maior número deram o nome de Cemitário Starship. Marcas da Guerra. (JOGO: Battlefront, Battlefront II. GRAPHIC NOVEL: Lost Stars, Aftermath: Empire’s End)

O Império renuncia a vários mundos para a Nova República, incluindo Coruscant, e lhe é imposto pesadas barreiras fronteiriças. De acordo com artigos imperiais a respeito da rendição, foram encerradas as ordens de recrutamento e mobilização da armada Imperial, dissolvendo por completo o Governo do Império e criando, internamente, grupos governamentais dentro do território estabelecido. A Guerra Civil Galática chega ao fim, cinco anos depois do seu estopim, na Batalha de Scarif. (Aftermath: Empire’s End, Lost Stars; LIVRO: Star Wars: Dicionário Visual de O Despertar da Força)

 

Ben Solo, filho da General Leia Organa com Han Solo, nasce em Chandrilla. (Aftermath: Empire’s End)

 

As forças imperiais que sobreviveram, lideradas pela almirante Rae Sloane, continuam dando trabalho para a Nova República em Jakku. Secretamente, ela ajuda na reconstrução do Império, mudando o nome para Primeira Ordem. (Aftermath: Empire’s End, Dicionário Visual de O Despertar da Força)


Os Anos Selvagens

11 anos DBY – Nasce Finn mas logo é separado de sua família para ser designado como FN-2187 pela Primeira Ordem. (Dicionário Visual de O Despertar da Força)

 

Aproximadamente entre 13 e 19 anos DBY – Brendol Hux, General da Primeira Ordem, aterrissa em Parnassos. Por lá, ele encontra a guerreira da tribo Scyre, chamada Phasma. Phasma ajuda Hux a sair de Parnassos e se junta à Primeira Ordem como uma das líderes do movimento. (GRAPHIC NOVEL: Phasma)

 

15 anos DBY – Nasce Rey (Dicionário Visual de O Despertar da Força)

 

21 anos DBY – Trabalhando secretamente com um subgrupo político dentro do Senado Galático, a Primeira Ordem alcança cartéis criminais e o grupo mercenário conhecido como Guerreiros de Amaxine para a obter fundos e reconstruir seu exército. (GRAPHICNOVEL: Bloodline)

 

Aproximadamente entre 23-28 anos DBY – Depois de sentir um potencial Lado Negro da Força em seu filho Ben, Leia Organa envia seu filho para treinar a força com seu irmão, na próxima geração de Cavaleiros Jedi (Bloodline)


28 anos DBY – A ascensão da Primeira Ordem

O Senado Galático inicia algumas reuniões para criar o cargo de Primeiro Senador para o lugar do Chanceler, para curar feridas e distribuir o jogo entre duas camadas crescentes no Senado: os Populistas, que defende o controle dos mundos pelos membros da Nova República e a manutenção da soberania e os Centristas, que buscam um governo centralizado, fortemente militarizado, indo contra o desarmamento proposto por Mon Mothma. (Bloodline)

 

Os Guerreiros Amaxine, liderados por um ex-Imperador, lança uma série de graves ataques terroristas contra o Senado, visando os líderes Populistas. Os Senadores Leia Organa e Ransolm Casterfo são designados para investigar o grupo (Bloodline)

 

Jogando com informações cedidas pela senadora Centrista Carise Sindian, Casterfo expõe publicamente Leia, sendo ela filha de Darth Vader. À vista do choque e pesar do Senado Galático, Leia Organa sai das eleições para se tornar Primeira Senadora e pede sua renúncia. (Bloodline)

 

Pouco depois de sua renúncia, Leia Organa forma oficialmente o grupo paramilitar apelidado de Resistência. Ao lado do ex almirante Ackbar, eles tentam combater o retorno do Império, quando a Nova República não for capaz. (Bloodline)

 

Carise Sindian revela os planos dos Senadores Centristas para se juntarem formalmente aos grupos militares da Primeira Ordem, separando-se da Nova República. (Bloodline)

 

Aproximadamente entre os anos 28 e 34 DBY – Ben Solo escolhe o lado negro da força, traindo seu tio Luke e destruindo a Ordem Jedi emergente. Seu nome agora é Kylo Ren e se junta à Primeira Ordem. Horrorizado pela destruição de sua academia, Luke Skywalker vai para um exílio em busca da localização de um Templo Jedi. (Bloodline, Star Wars: O Despertar da Força)


38 anos DBY – Uma nova guerra

Depois de uma batalha contra forças da Primeira Ordem em Suraz, o comandante da Nova República, Poe Dameron, se junta à Resistência, juntamente com membros da X-Wing e Rapier Squadron. (GRAPHIC NOVEL: Antes do Despertar)

 

Capturado por forças da Primeira Ordem, o ex-soldado da Nova República Del Meeko é torturado pelas mãos de Kylo Ren e acaba revelando que o explorador Lor San Tekka possui um fragmento de mapa que indica a localização de Luke Skywalker. Logo depois Meeko é morto por Kylo. (Battlefront II)

 

Em uma missão no planeta Taul, para obter informações sobre o Almirante  Ackbar, nosso querido robô C-3PO perde seu braço esquerdo, sendo substituído por um vermelho retirado de um droid da Primeira Ordem. (HQ: C-3PO: The Phantom Limb)

 

A General Leia Organda designa Poe Dameron para procurar Lor San Tekka e o mapa com a localização de seu irmão. Poe forma um time de pilotos conhecido como o Esquadrão Negro. (HQ: Poe Dameron)

 

As forças da Resistência conseguem o tal mapa com a localização do Mestre Jedi Luke Skywalker. A guerra, fria, esquenta de vez quando a Primeira ordem é atacada em seu planeta/arma escondido, conhecido como Starkiller. Em uma missão para paralisar a base, Han Solo é morto pelo seu filho e Rey é enviada a Ahch-To para aprender os caminhos da Força. (Star Wars: O Despertar da Força)

 

Rey encontra Luke Skywalker e lhe entrega o sabre de luz de seu pai. A Resistência, temendo retaliações após a destruição da Starkiller, foge de sua base em D’Qar. A Primeira Ordem entra em guerra com os remanescentes da Nova República e aos grupos que queriam o controle por parte da organização. (FILME: Star Wars: Os Últimos Jedi)

 

Agora o resto, aí meu amigo, só esperando o dia 14 de dezembro.

 


Texto originalmente publicado em: Io9