AODISSEIA
TOP 15

TOP 15: Melhores Filmes Olímpicos

5 de agosto de 2016 - 13:00 - Flávio Pizzol

As Olimpíadas do Rio começam oficialmente hoje (sem contar as primeiras partidas de futebol) e nós vamos acompanhar todos os instantes, afinal nerd também pode gostar de esporte. Mais ainda, os esportes sempre acabam esbarrando com a cultura pop em vários filmes cheios de histórias emocionantes, superação e belas imagens. Pensando nisso, chegou a hora de esquecermos as críticas, os cangurus e os políticos para pensar só nessa combinação que sempre diverte e arranca algumas lágrimas dos nossos corações. Sem muitas delongas, vamos para a lista:

  • 15) Olympia (1938)

olympia-part-two-festival-of-beauty

Um documentário alemão tão importante quanto controverso sobre o comentado Jogos Olímpicos de 1936. O diretor Leni Riefenstahl marcou a história do cinema com a utilização de inúmeras técnicas avançadas, surpreendeu o mundo com o enquadramento de Hitler logo após a vitória de Jesse Owens e gerou muitas discussões por conta do conteúdo político, sendo considerado por muitos uma peça de propaganda nazista. É difícil de encontrar com as imagens perfeitas, mas vale a pena!

  • 14) Um Casal Quase Perfeito (1992)

h9ByBsG

A competição que está começando no Rio de Janeiro é conhecida por acontecer – teoricamente – no verão, mas as Olimpíadas de Inverno também resultaram em bons filmes que não merecem ficar de fora. Um Casal Quase Perfeito é um romance bem simples que conta a história de dois atletas que vencem o ódio mútuo e acabam se apaixonando, enquanto brigam para conquistar a tão sonhada medalha de ouro.

  • 13) Asterix nos Jogos Olímpicos (2008)

vm0i4KIscrTiUsri21z1SOIG4fo

Uma das últimas adaptações live-action dos personagens de Albert Uderzo e René Goscinny, esse filme leva Asterix e Obelix (ainda interpretado por Gérard Depardieu) para disputa dos jogos organizados por Júlio César na Grécia. Eles precisam vencer Brutus para que um dos seus amigos possa se casar com a princesa. Uma comédia típica e bem divertida que sabe brincar com os esportes.

  • 12) The Athlete (2009)

maxresdefault (26)

The Athlete é um filme da Etiópia que conta a história de um total desconhecido que surpreendeu o mundo ao ganhar a medalha de Ouro nos Jogos de 1960. Um longa emocionante que honrou a vida de Abebe Bikila, quase foi indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro e merece ser assistido, principalmente nessa época.

  • 11) Invencível (2014)

invencc3advel2

Os Jogos Olímpicos estão em segundo plano no filme de guerra dirigido por Angelina Jolie, mas Invencível também merece seu lugarzinho aqui. O longa segue a vida de Louis Zamperini, uma estrela das pistas de corrida que vive seus piores momentos ao enfrentar a Segunda Guerra Mundial e ter que sobreviver sozinho por 47 dias em uma balsa. Vale a pena!

  • 10) Murderball – Paixão e Glória (2005)

062

Com cadeiras de rodas que seguem o estilo de Mad Max para suportar os impactos, esse documentário emocionante (indicado ao Oscar) acompanha a trajetória da seleção norte-americana de rúgbi rumo às Paraolimpíadas de Atenas em 2004. Muita informação, superação e personagens fortes em um filme que surpreende e merece ser visto.

  • 9) Running Brave (1983)

187267602

Mais um filme sobre corredores, Running Brave é um drama emocionante sobre Billy Mills, um corredor americano que saiu do nada e ficou famoso após vencer os 10000 metros na Olimpíada de Tóquio. Muitos clichês são repetidos para contar a história de superação, mas essa também é uma cinebiografia que merece ser vista nesse clima de competição.

  • 8) Raça (2016)

screen-shot-2015-10-16-at-15-45-171

Momento marcante retratado em vários filmes e no próprio documentário Olympia, a vitória de Jesse Owens, um velocista negro, em plena Alemanha Nazista merece ser visto e revisto diversas vezes. O evento ganhou mais uma adaptação esse ano com Raça, estrelado por Stephan James e Jeremy Irons. Não é perfeito, mas é um filme que merece ser visto.

  • 7) Desafio no Gelo (2004)

Estrelado por Kurt Russell, Desafio no Gelo segue um polêmico treinador que treina a seleção norte-americana de hóquei com o objetivo de derrotar a equipe da União Soviética, considerada imbatível até então. Uma ótima mistura entre diversão, superação e um pouquinho de Guerra Fria que ainda guarda um dos discursos motivacionais mais reconhecidos da história do cinema.

  • 6) Prefontaine (1997)

mv5bmtk3mtuxmdq1ml5bml5banbnxkftztcwnji5odgwmw-_v1__sx1853_sy863_

Corrida, cinebiografia e polêmicas já podem ser considerados os ingredientes essenciais para um filme sobre as Olimpíadas. Aqui o alvo é o explosivo Steve Roland Prefontaine (interpretado por Jared Leto), um especialista em corrida de longa distância que buscava mais um recorde até morrer muito cedo em uma tragédia. Mais uma dica valiosa – e pouco conhecida – para quem gosta do tema.

  • 5) Foxcatcher (2014)

foxcatcher-1

Outro filme que usa as Olimpíadas em segundo plano para construir um drama tenso sobre a relação entre um atleta, seu treinador e um ricaço possessivo e problemático. Um longa lento com um final extremamente pesado que se destaca pelas atuações surpreendentes e brilhantes de Steve Carrell, Channing Tatum e Mark Ruffalo. Assista com paciência e atenção aos detalhes.

  • 4) Voando Alto (2016)

gallery1-gallery-image

Pra variar um pouquinho, vamos colocar mais um filme recheado com todos os clichês de superação nessa lista, incluindo as montagens de treinamento. Mesmo assim, a história real de Eddie entrega um roteiro redondo, uma trilha sonora maravilhosa e atuações dignas de Taron Egerton e Hugh Jackman. Divertido, emocionante e muito olímpico.

  • 3) Munique (2005)

maxresdefault (27)

Com uma história tão pesada quanto a de Foxcatcher, Munique entra nessa lista por abordar o famoso ataque terrorista a equipe israelense em 1972. O filme, dirigido por Steven Spielberg, segue um grupo de agentes do Mossad que recebe a missão de caçar esses assassinos, sem deixar as imagens fortes de lado. Um filme imperdível que, infelizmente, está muito próximo da realidade que vivemos hoje.

  • 2) Jamaica Abaixo de Zero (1993)

maxresdefault (28)

Chegou a hora de falar desse clássico da sessão da tarde que moldou alguns dos clichês atuais para abordar a participação da primeira equipe de bobsleigh da Jamaica nas Olimpíadas de Inverno. Um filme surpreendente e muito divertido que marcou a infância de muita gente. Ou seja, merece ser visto sem dúvida nenhuma.

  • 1) Carruagens de Fogo (1981)

z65

O primeiro lugar da nossa lista segue a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos de 1924, mostrando um contexto extremamente elitista e preconceituoso que nem sempre seleciona os melhores para disputar uma medalha. A história de superação de coragem de Liddell e Abrahams venceu quatro Oscars e ainda transformou sua música-tema em hino oficial de atletas do mundo todo. Não preciso dizer que merece ser visto, né?