AODISSEIA
TOP 15

TOP 15: Melhores Filmes de Boxe

13 de Janeiro de 2016 - 14:00 - Flávio Pizzol

Movido pela ansiedade em torno do lançamento de Creed – Nascido para Lutar, que chega aos cinemas na próxima quinta, decidi fazer uma lista com os melhores de boxe, sem dúvida nenhuma, o esporte que gerou a maior quantidade de grandes filmes para a história do cinema.

A regra é simples: o filme tem que ser muito bom e ser sobre boxe, não bastando ter apenas uma luta perdida em uma trama avulsa. Também não custa lembrar que essa é uma lista pessoal e que eu não assisti todos os filmes já produzidos sobre o assunto, logo alguns bons filmes, como O Invencível, ficaram de fora da lista. Mas quem sabe não rola uma atualização com algum desses e com o próprio Creed?

15) Nocaute (2015)

Um filme que conta a boa e velha história de superação através do boxe de maneira eficiente e impactante. A direção é muito boa, Jake Gyllenhaal está sensacional, mas ele fica em último lugar porque abusa de alguns clichês e ainda não passou pela prova do tempo.

14) Rocky III – O Desafio Supremo (1982)

Admito que esse é o filme que mais usa os clichês básicos dos filmes de luta, mas ele também tem muitas coisas que me conquistaram de primeira. É aqui que temos um adversário assustador pela primeira vez, a maior participação de Apollo, muito mais da relação de Rocky com Paulie, a morte de Mickey, uma cena realmente boa de Adrian, Eye of The tiger na trilha sonora e uma das lutas mais emocionantes da franquia.

13) O Lutador (1997)

Uma pérola muito pouco conhecida, O Lutador reúne boxe e Daniel Day-Lewis. Também é um filme cheio de clichês, mas a emoção contida no texto e a ótima atuação desse monstro do cinema podem ser motivos suficientes para ele estar aqui.

12) Punhos de Campeão (1949)

Dirigido por Robert Wise (um dos melhores diretores da década de 50 e 60), esse filme foi um dos primeiros a levar o boxe para as telas do cinema e a principal inspiração de Martin Scorcese para um certo filme de boxe. Entretanto o seu maior destaque é se passar em tempo real, comprimindo a história de superação em apenas 72 minutos que correspondem praticamente ao tempo da emocionante luta.

11) Gigantes de Aço (2011)

Muitos podem dizer que este não um filme de boxe, mas, na minha opinião, ele é mais do que isso, afinal temos robôs. Um filme divertido que passa toda a emoção de uma luta, faz você vibrar e torcer pelo sucesso da relação de Hugh Jackman com o garoto, que, por sinal, é ótimo ator.

10) Rocky IV (1985)

Fiquem sabendo que eu tenho plena noção de que esse é um dos filmes mais ufanistas da história, mas é impossível negar que ele também é um dos mais ágeis de toda a franquia. Isso sem contar com um inexpressivo e amedrontador Dolph Lundgren, duas cenas musicais espetaculares e mais uma morte chocante.

9) Hurricane: O Furacão (1999)

Esse pode ser o item mais controverso da lista por ter pouquíssimas lutas, afinal de contas ele segue a história de Rubin Carter, um lutador em ascensão que é confundido com um bandido e condenado a prisão perpétua. Pode ter certeza que esse filme merece sua atenção pela história emocionante e pela atuação destruidora de Denzel Washington.

8) Marcado pela Sarjeta (1956)

 

Mais um longa dirigido por Robert Wise, esse quase foi estrelado por James Dean, mas o papel principal acabou ficando com Paul Newman após a morte do jovem. Isso acabou resultando em um filme marcado pela ótima direção, pela boa adaptação da história do lendário Rocky Graziano e por atuações brilhantes de Newman, Steve McQueen e Susan Hayward.

7) Ali (2001)

Uma bela atuação de Will Smith, um filme bem dirigido por Michael Mann e a ótima adaptação da história de um dos maiores boxeadores de todos os tempos. Não preciso ficar dando motivos para esse longa estar aqui, certo?

6) O Campeão (1979)

Esse filme tem uma das histórias de esporte mais impressionantes que eu já vi, fazendo a sempre repetida fórmula da superação de forte e arrasadora. Dirigido por Franco Zeffirelli e estrelado por Jon Voight, O Campeão é um daqueles que faz qualquer ser humano se emocionar em um final daqueles.

5) O Vencedor (2010)

Mais um filme que não é totalmente sobre boxe, mas o esporte pode ser vistos como um dos principais motivadores de superação dentro de uma família arrasada pelas drogas. O Vencedor tem um roteiro espetacular e uma atuação melhor ainda de Christian Bale.

4) Luta pela Esperança (2005)

Esse filme tem lutas intensas, um roteiro interessante e atuações magníficas de Renne Zellwegger e Russell Crowe, entretanto o que realmente torna ele fascinante é o fato de ser um ótimo relato histórico de um EUA em crise. Um caso de superação que poderia ser muito atual e merece ser visto.

3) Rocky, Um Lutador (1976)

Escrito e estrelado por Sylvester Stallone, esse filme foi um sucesso de crítica e bilheteria após conseguir contar a história brilhante história de superação de um lutador de segunda categoria da Califórnia. É um filme de boxe que faz você vibrar, um drama que emociona com facilidade e o início de uma grande franquia, logo merece o posto de clássico do cinema e um lugar nessa lista.

2) Menina de Ouro (2004)

Esse é um filme que começa como a grande história de superação de uma mulher em um esporte prioritariamente masculino para com o desenvolvimento da trama se transformar em um drama muito mais poderoso. A direção espetacular de Clint Eastwood e a atuação de Hilary Swank são apenas alguns dos aspectos que garantem esse filme como segundo lugar da lista.

1) Touro Indomável (1980)

O primeiro lugar dessa lista é um dos poucos filmes de esporte que não se apóia em na superação para de desenvolver. Ela até existe nas entrelinhas, mas Touro Indomável é um drama biográfico poderoso sobre os altos e baixos da vida de Jake La Motta. Isso faz com que seu desenvolvimento seja lento e menos vibrante do que a maioria, mas uma das melhores atuações da carreira de Robert De Niro e a direção arrojada de Martin Scorcese são motivos suficientes para assistir o filme.