AODISSEIA
Séries

Séries: O Grande Gonzalez

22 de Fevereiro de 2016 - 14:00 - Flávio Pizzol

Pela porta da frente da televisão


305722

Atualmente, a internet é o meio de comunicação que oferece mais liberdade criativa, por isso está sendo a opção para pessoas que querem sair da televisão. Mesmo assim, o Porta dos Fundos escolheu seguir o caminho inverso e O Grande González é justamente o seu début na Fox.

A série, composta por 10 episódios de 30 minutos, segue a misteriosa investigação policial que tem o objetivo de descobrir quem matou o tal González do título, um mágico fracassado que morre durante um dos seus truques em uma festa infantil.

É uma história extremamente comum na televisão brasileira (e mundial) que o roteiro, escrito por Ian SBF, Gabriel Esteves e Gregório Duvivier, usa a seu favor na maior parte do tempo. Eles conseguem desenvolver personagens carismáticos, subtramas divertidas e, finalmente, um mistério que prende o espectador entre todos os ganchos e reviravoltas.

É verdade que a resolução não é das melhores, mas eles tem plena noção de que é tudo uma grande piada. Afinal de contas, estamos falando de um produto desenvolvido pelo Porta dos Fundos e a grande força da série ainda está naquela comédia que sabe tirar sarro de si mesmo e misturar o humor televisivo com alguns momentos que remetem diretamente às esquetes lançadas no YouTube desde de agosto de 2012.

Isso funciona muito bem na maior parte do tempo, mas também pode acabar sendo um tiro no pé quando reunidas com aspectos típicos da TV. Assim, algumas piadas completamente soltas, as características de personagens que aparecem do nada e conexões forçadas acabam atrapalhando a continuidade do programa e roubando um espaço que a trama principal poderia usar para não precisar correr tanto no último episódio.

Da mesma forma, a direção é completamente funcional, mas não tenta fazer algo diferente e específico para essa nova mídia. Apesar de encontrar uma produção mais requintada e detalhada, o trabalho de Ian SBF, por exemplo, é totalmente apoiado no simples quando poderia apostar um pouco mais naquele lado ousado e autoral de Entre Abelhas.

O-Grande-Gonzalez-1a-temporada-16Out2015

Da mesma forma, as atuações de quase todos os atores do elenco fixo da internet assumem as personas típicas dos esquetes. Claro que isso não é nenhum impedimento para a humor, já que pessoas como Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antônio Tabet, João Vicente de Castro e Luís Lobianco são engraçados de qualquer jeito e fazem 90% das piadas funcionarem sem precisar forçar a barra.

Apesar desses pequenos problemas, O Grande Gonzalez consegue prender a atenção e fazer rir sem nenhuma dificuldade. O único problema pode ser essa confusão entre as mídias, mas, no final das contas, não incomoda e funciona perfeitamente pra quem, assim como eu, decidiu esperar para ver em maratona no canal deles. Não é um programa perfeito, mas é um grande estréia na TV e um pequeno preview do que podemos esperar no primeiro longa metragem do grupo.


odisseia-07