AODISSEIA
Especial

Odisseia na CCXP: Marcas e suas Ativações

O engajamento é a alma da fidelidade!

8 de dezembro de 2017 - 00:00 - Flávio Pizzol

 

Milhares de pessoas andam pelos corredores da CCXP diariamente, interagindo com tudo que está no seu entorno, e isso é uma oportunidade gigantesca para que marcas decidam colocar seus nomes nos locais mais diversos. Algumas marcas (como a Lupo, a Grendene, a Estrela, a Foroni, a Copag e a Jandaia) constroem estandes maravilhosos para chamar atenção e vender produtos voltados ao público da feira, outras patrocinam áreas essenciais do evento. Nesse último caso, os destaques vão para a Itubaína no Artist’s Alley, o Submarino fazendo suas famosas lutas de robôs em um dos cantos e o Cinemark repetindo a parceria que possibilitou a ampliação do auditório.

 

No entanto, a melhor opção surge quando uma empresa consegue unir o útil ao agradável, divulgando seu nome, distribuindo brindes e alcançando o nível mais alto de fidelidade através de brincadeiras fantásticas. É a estratégia da Netflix com todas as atividades que prendem o público no seu estande, mas eu vou focar em marcas cuja a presença na CCXP pode causar algum estranhamento inicial. Em um ano preenchido por um número ainda maior de participações comerciais, separamos cinco opções que merecem a sua atenção.

 

Itubaína

 

Além de dar a cara do Artist’s Alley, a Itubaína preparou várias ativações ligadas tanto ao seu refrigerante, quanto a sua última campanha, que focava justamente no visual retrô da latinha e ao universo dos quadrinhos. O destaque fica com um crane humano (uma versão gigante daqueles ganchos de pegar pelúcia) onde a pessoa podia latinhas para matar sua sede. A fila é grande, mas a recompensa é bacana.

 

Toddy

 

O Toddy também estava atuando em duas frentes: o patrocínio da área de jogos de tabuleiro e a criação de uma atividade hilária envolvendo as vaquinhas da marca e a era medieval que predominava no seu estande gigantesco. A ideia é que uma dupla se vista de vaca, dispute uma batalha de justa e derrube o oponente numa piscina de bolinhas. É levemente cansativo para os sedentários, porém é divertido, perfeito para grupos e rende um copo de brinde.

 

Faber Castel

 

A marca preparou mais uma daquelas ativações que podem render um bocado de diversão para os fiéis caminhantes da feira. A proposta da brincadeira é entrar em um túnel de vento e capturar, com uma redinha, uma das bolinhas infláveis que ficam voando ao seu redor, sendo que a sua sorte ou talento como caçador de borboletas pode render diversos brindes.

 

Fini

 

A marca de balinhas também investiu em um crane humano (sim, essa é a sensação da Comic Con nesse ano) onde os participantes podem levar para casa todas as balinhas que seus braços conseguirem segurar. A fila é grande, mas a recompensa não precisa de muitos comentários. Não é?

 

Ruffles

 

Pra finalizar, a Ruffles preparou embalagens especiais da Liga da Justiça – cada sabor com seu personagem – que poderiam ser recebidas de graça após o simples compartilhamento de uma foto no Facebook ou no Instagram. Dessa forma, a ativação é divulgada pelas próprias pessoas, as batatinhas dão uma engana razoável na fome e ainda geram repercussão em forma de fidelização. Posso garantir que nenhum nerd que participou vai esquecer desse fato na hora de decidir a marca de batatas no supermercado.