AODISSEIA
Livros e HQ's

Livros e HQ’s: Dr. Estranho & Dr. Destino – Triunfo e Tormento

21 de outubro de 2016 - 16:00 - Tiago Soares

“Dor? Dor é como o amor, a compaixão! É atributo de homens inferiores. O que é dor para Destino?”


downloadEnfim sexta-feira, e não falhei em trazer em mais uma semana, alguma HQ incrível do Mago Supremo da Marvel. O filme estreia no dia 03 de novembro e as primeiras impressões são positivas, sendo o restante das críticas liberadas no dia 23 deste mês, será que honrarão o manto (capa de levitação) do herói?

Mas estamos aqui pra falar de HQ’s, e depois de Shamballa e Strange, uma graphic novel do fim dos anos 80 é a história da vez. Aliás, que anos são os 80 hein, nos trouxe várias obras primas como Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Sandman, entre outras. Lançada em 1989, e relançada no Brasil em 2013, Triunfo e Tormento resolve reunir as duas figuras mais complexas do universo Marvel, cheios de ego e arrogância, os dois tem que trabalhar juntos, visando o bem comum.

A cada cem anos, um velho sábio chamado Genghis convoca os melhores feiticeiros do mundo para um desafio, encontrar o Mago Supremo, vários magos do mundo inteiro são chamados, entre eles nossos dois protagonistas, o desafio é realizado no Templo dos Três (Oshtur, Noggoth e Agamotto), juntos eles formam o poderoso Vishanti, bastante mencionado aqui. Quando Vishanti prende o velho Genghis em um cristal, a missão dos magos é libertá-lo, uns querem fazer isso usando a força, mas apenas Estranho e Destino são capazes de usar mais do que isso.

Com Strange sendo o vencedor do desafio, ele deve dar uma dádiva a pessoa que mais batalhou depois dele, sendo Victor Von Doom, o Dr. Destino o escolhido. Mas o pedido de Victor não é nada mundano, e ele deseja resgatar sua mãe Cyntia Von Doom, das garras do poderoso senhor das trevas da Marvel, Mefisto. É daí que surge uma dupla improvável, e que odeia trabalhar em equipe, mas acaba funcionando.

2qvzcbb

Ao longo de 86 páginas, ambos os personagens são bem desenvolvidos, temos as tradicionais histórias de origem, sendo a de Destino a mais interessante, ver o poderoso senhor da Latvéria apresentando camadas e filosofando sobre destinos é empolgante. Já Estranho tem seu brilho, e podia muito bem ser apenas um coadjuvante aqui, mas é bem mais que isso, tendo um inferno pessoal assim que entra no ambiente de Mefisto, o Mago Supremo tem que passar por provações maiores.

Aliás o texto de Roger Stern (Hulk vs Superman), trabalha muito bem os feitiços, deixando o texto com um requinte necessário para se ambientar naquele universo. Os desafios de Stephen Strange e Victor Von Doom são psicológicos, e vão muito além de corvos gigantes e tempestades de areia, sendo necessário lutar contra seus demônios interiores, clamando pelas Rajadas de Balthakk, os Ventos de Watoomb, os Sete Sóis de Cinnibus e as Furiosas Chamas de Faltine.

1422667_490227684409615_203461117_n

Mike Mignola é simplista em sua arte, focando muito no detalhe, apresentando início de bordas mais grossas, que iam ditar sua carreira a partir daqui. Os quadros parecem cenas de filmes, e apresentar um ponto de vista com Mefisto maior quando se chega ao mundo dele, é um grande acerto. Mark Badger (criador de Hellboy) abusa das cores fortes e chamativas e dá o tom cartunesco na arte finalizada.

Com uma grande história e grandes conceitos opostos, Dr.Estranho & Dr. Destino – Triunfo e Tormento, tem um final poderoso e cheio de possibilidades, mostrando que a vontade sobrepuja a dor, e que nem todos os personagens, por mais que sejam taxados como vilões, merecem ser vistos de outra forma. Com boas doses de ação, suspense e até humor, em nome de Vishanti, leia esta HQ.