AODISSEIA
Especial

Liga da Justica: Do que você precisa lembrar?

De Homem de Aço à Mulher Maravilha

13 de novembro de 2017 - 23:57 - felipehoffmann

Depois de anos construindo esse momento, Liga da Justiça está batendo a porta.

Warner Bros e DC começaram a construir seu Universo em 2013, com Homem de Aço (Zack Snyder). Três anos depois, em 2016, vimos as coisas progredirem com Batman vs Superman (Zack Snyder) e Esquadrão Suicida (David Ayer). Esse ano, o climax dessa convergência toda foi com a ótima Mulher Maravilha (Patty Jenkins). Mas o ponto culminante dos super heróis mais populares da DC será essa semana, em um filme que os fãs esperaram anos para ver.

Vamos te ajudar a lembrar de tudo que aconteceu durante esses quatro anos, resumindo os detalhes mais importantes que você precisa saber antes de assistir Liga da Justiça.

Homem de Aço

O primeiro filme dessa parceria Warner/DC foi basicamente uma história de origem. O filme começa no planeta Krypton, que está sendo totalmente destruído. Em um esforço para salvar parte de sua civilização, Jor-El, principal assessor do conselho supremo do planeta, pega os códigos genéticos, que corriam perigo de serem roubados pelo malígno Zod, e insere o DNA em seu filho recém-nascido. Na última tentativa de salvar Krypton no futuro, Jor-El envia seu bebê para a Terra.

Na próxima parte da história, conhecemos Superman no ponto de vista dos terráqueos. Encontrado por Jonathan e Martha, na cidade de Smallville (somebody save me), a criança ganha o nome de Clark Kent. O menino vai crescendo e descobrindo seus super poderes, mas Jonathan havia lhe dito para nunca usá-los. Depois de ver seu padrasto morrer em um acidente de tornado, Clark deixa a cidade em mais um passo da jornada do herói.

Depois de descobrir um navio kryptoniano no Ártico, Clark ativa um sistema central de computadores e é apresentado ao, até então desconhecido, traje da cueca por cima da calça só que sem a cueca por cima da calça. Kent não percebeu que estava sendo seguido por Lois Lane até ela acidentalmente disparar o alarme do navio e ser obrigado a resgata-la. Lois Lane onipresente desde já.

A parte mais importante de Homem de Ferro ligado à Liga da Justiça é: Zod e Superman travam uma batalha épica no coração de Metrópolis. O herói derrota o vilão e se torna conhecido na cidade inteira, como símbolo de esperança ou tragédia para a população. Clark começa a trabalhar como jornalista no Planeta Diário e então descobre Bruce Wayne, um bilionário famoso na cidade vizinha, Gotham.

 

Batman vs Superman

Batman vs Superman é o mais importante filme que você precisa lembrar antes de assistir Liga da Justiça. O longa se passa 18 meses depois dos acontecimento de Homem de Aço. Nesse ponto da timeline Bruce já vive o Batman há 20 anos e entende que Superman é uma ameaça à civilização. Wayne quer acabar com o alienígena e Kent deseja expor a identidade de Batman.

Bruce vai à uma festa na LexCorp e aproveita a oportunidade para roubar dados do sistema da empresa. Que belo convidado. Nessa brincadeira, ele conhece uma “negociante de antiguidades” chamada Diana Prince. Ou Mulher Maravilha, se preferir. Futucando nos dados de Luthor, Wayne descobre que o vilão está espionando meta humanos como Superman, Mulher Maravilha, Cyborg, Flash e Aquaman. Por um acaso, esses são os membros da Liga da Justiça.

Cada movimento dado por Batman é para trazer o Homem de Aço mais próximo da batalha. Quando uma bomba explode no congresso nacional, matando geral e sobrando só o Super Homem, os dois caem na porrada sem medir as consequências. A briguinha só termina quando Lex Luthor sequestra a mãe adotiva de Clark, Martha Kent. Curiosamente, Martha é o mesmo nome da mãe de Bruce Wayne.

A famigerada coincidência une os dois heróis para combater um monstro criado pela combinação do DNA de Luthor e o cadáver de Zod. A coisa tava indo de mal a pior e pra acabar com essa brincadeira toda, Mulher Maravilha chega para lutar com Batman e Superman e terminar a festa. As consequências dessa luta é a morte de Clark Kent.

Depois do velório do Homem de Aço, Bruce Wayne conversa com Diana e confessa que está montando um time de meta humanos para proteger o mundo de futuras invasões. Logo após, uma poeira é levantada do caixão de Superman. Temos a confirmação que Super Homem está vivo.

 

Mulher Maravilha

Assim como Homem de Aço, o filme solo da Mulher Maravilha conta uma história de origem. Recriando o passado da princesa Diana até a consagração como heroína. Contudo, ainda tem sua importância para Liga da Justiça.

O filme começa na Paris dos dias de hoje, com Diana examinando uma fotografia dela mesma com mais quatro homens desconhecidos, tirada na Primeira Guerra Mundial. Não é possível saber muita coisa da foto, apenas que ela foi enviada por Bruce Wayne, que a princesa conheceu durante Batman vs Superman. A fotografia leva Diana à recordações durante sua infância na ilha de Themyscira, lar das Amazonas, suas batalhas na guerra e a “amizade” com o piloto americano Steve Trevor.

Nada disso importa para Liga da Justiça, exceto ao fim do filme, quando é lembrado o contexto da situação. Diana Prince vai até o computador e manda um email para Bruce, agradecendo-o por ter lhe enviado a fotografia. A foto estimulou lembranças na mulher, recordando o propósito de sua vida na Terra, que é protege-la dos males mundanos com a sua vida. Que bonito isso.

 

Esquadrão Suicida

Como bem sabemos, Esquadrão Suicida não tem nada a ver com Liga da Justiça, exceto por uma aparição relâmpago de Batman correndo atrás do Coringa. Mas você pode ignorar isso e está tudo bem.

A única coisa que você precisa lembrar aqui é que Superman ainda está morto durante os acontecimentos do filme. E a Warner faz questão de te garantir isso o tempo todo.

Mas sem estresse. O Homem de Aço volta a qualquer momento.

 

Você Não Pode Salvar o Mundo Sozinho.

 


 

Matéria originalmente publicada no site Polygon.