AODISSEIA
Músicas

Indicação Musical: Luis Fonsi

16 de maio de 2017 - 11:52 - Anny Delfino

 O sucesso do gênero Reggaeton no Brasil.


Ele é cantor, compositor e ator porto-riquenho vencedor do Grammy Latino. Estamos falando do talentoso Luis Alfonso Rodríguez López-Cepero. Neste post você irá desvendar algumas curiosidades sobre o intérprete de Despacito, (hit mundial que se encontra no TOP 5 da indústria POP) a influência do gênero musical Reggaeton e como ele tem despertado interesse no mercado da música brasileira POP.

Luis Fonsi, como é chamado, nasceu em San Juan, Porto Rico; 15 de abril de 1978 e canta desde os três anos de idade. Fonsi já foi jurado do The Voice Chile e é um dos artistas latinos mais reconhecidos e completos da América Latina, graças à sua curta, mas bem sucedida carreira. Em 1989 Fonsi se mudou para Orlando, Flórida e um mês depois já falava inglês. Lá ele se juntou a escola Dr. Phillips High School, onde formou uma banda chamada Big Guys. Começou a cantar em festas escolares e festivais locais com colegas de escola, um deles era o famoso membro do ‘N Sync, Joey Fatone. A música sempre foi peça fundamental e vital na vida de Fonsi e foi assim que alguns anos depois escolheu estudar música na Universidade Estadual da Flórida. Luis Fonsi também já escutou Stevie Wonder, Marc Anthony, Michael Jackson e Luis Miguel mas encontrou sua primeira grande oportunidade musical cantando em espanhol. 15 de setembro de 1998, aos 20 anos, lançou seu álbum de estreia intitulado ”Vai Começar”, que foi nomeado pela Billboard na categoria “Artista do Ano”.

Atualmente, Fonsi desfruta do sucesso mundial de ”Despacito”, canção que divide com o cantor de Reggaeton, Daddy Yankee. São mais de 1,2 bilhão de visualizações no YouTube e inúmeros covers, sendo o clipe de língua espanhola com mais acessos da história da VEVO. O porto-riquenho se diz surpreso pelo sucesso inesperado e investe em parcerias como o remix que foi realizado pelos Dj’s Major Lazer e MOSKA e o feat que conta com o reforço de Justin Bieber. A versão original da música alcançou a 12ª posição no raking global e fica claro como o gênero Reggaeton tem influenciado a indústria de música que atinge o público jovem. Com o ritmo rápido e instrumentos de percussão aplicados em cada nota da música, o gênero acompanhado do estilo latino vem conquistando lugar no TOP 7 das rádios mais respeitadas do Brasil. Aderindo ao estilo de assinatura espanhola, misturando com o funk e também com o sertanejo, alguns artistas levantaram a bandeira denominada de Reggaeton brasileiro, que ganha espaço cada dia mais.

Sem dúvida, o ritmo rápido de letra romântica tornou-se fenômeno e o resultado permanece positivo e crescente. O gênero se espalhou pelo Brasil, fazendo-se presente nos maiores festivais de música do país e em novas composições dos músicos que vendem para o mercado uma incrível divulgação com retorno de um capital que enche os olhos dos maiores produtores musicais do Brasil, tais, ofertam o som de uma viola composta e aplicada a batidas rápidas de percussão, saxofone, trompete e outros instrumentos. Assim, vendem o ritmo para os populares gêneros brasileiros e o sucesso é notável. A composição da letra em conjunto com o ritmo estonteante, agradou os ouvidos dos jovens brasileiros que colecionam curiosidades sobre a cultura latina e suas incríveis letras românticas.

Despacito explodiu não apenas seus intérpretes, mas levou a Porto Rico, por exemplo, a oportunidade de divulgação. Hoje, conhecemos outros cantores latinos e descobrimos o potencial desse gênero que talvez seja a maior aposta da indústria POP. E assim foi criado o hit Despacito, cheio de jogadas, apostas altas, som leve, porém alternando o agudo ao grave e com uma letra romântica de pegada sexual escrita com a ajuda da compositora Erika Ender (Filha de brasileira).

Vale a pena conferir o TOP 5 de algumas músicas do talentoso Luis Fonsi.

1. Despacito

2. No Me Doy por Vencido

3. Aqui Estoy Yo

4. Llegaste tu

5. Corazón en la maleta