AODISSEIA
Fique de Olho

Fique de Olho: XAVIER DOLAN

29 de Janeiro de 2016 - 15:01 - Flávio Pizzol

Quem é Xavier Dolan? Em poucas palavras, um diretor multifacetado pouco conhecido do público, amado pela crítica e que tem muito potencial para roubar os holofotes em Hollywood.

Nascido no Canadá, Xavier, que tem apenas 26 anos, já trabalha como ator desde os cinco anos de idade, quando fez a série de TV Miséricorde na sua terra natal. Hoje, além de estrelar boa parte dos seus filmes, ele também trabalha como produtor, diretor, editor, figurinista e técnico de som em quase todos eles. Algo muito comum em filmes independentes que precisam reduzir custos de equipe, mas que passa despercebido pelos olhares de muitas pessoas.

Todo esse trabalho e conhecimento dos bastidores cinematográficos tinha que dar algum resultado e o primeiro longa de Dolan, Eu Matei a Minha Mãe, foi premiado no Festival de Cannes. Depois disso, ele engatou uma sequência de filmes bem recebidos em festivais, como o ótimo Amores Imaginários, até ter um reconhecimento muito maior com o elogiadíssimo Mommy.

Esse longa muito bem dirigido é uma ótima opção para conhecer o trabalho dele e se preparar para um futuro interessante. Os frutos desse novo passo na sua carreira poderão ser vistos em Juste la fin du monde, estrelado por Marion Cotillard, Vincent Cassel e Léa Seydoux, e The Death and Life of John F. Donovan, seu primeiro filme em língua inglesa, que reunirá grandes estrelas como Kit Harrington, Jessica Chastain, Michael Gambon, Susan Sarandon, Taylor Kitsch e Kathy Bates.

Entretanto, o mais irônico é que a maioria das pessoas que vai ler esse texto já assistiu um trabalho de Xavier Dolan sem ter a mínima ideia que estava fazendo isso, já que ele é o diretor do ótimo clipe Hello da cantora Adele, que também voltará a trabalhar com o diretor em The Death and Life of John F. Donovan. Então, se você gostou do clipe, corra para assistir os ótimos filmes do canadense e fique de olho nos próximos lançamentos do moço.