AODISSEIA
Fique de Olho

Fique de Olho: Lula Carvalho

2 de Março de 2016 - 11:32 - Flávio Pizzol

Já estava mais do que na hora de um brasileiro ser o alvo dessa coluna, sendo que não tem nada melhor do que escolher alguém que só aparece no meio dos créditos e passa completamente despercebido, apesar de sua importância no set de filmagens. Para quem leu lá no título e ainda não reconheceu, estou falando de Lula Carvalho, diretor de fotografia super premiado aqui no Brasil que está começando o sua carreira em Hollywood.

Nascido no Rio de Janeiro em 1977, Lula Carvalho já nasceu dentro do mundo do cinema, afinal é filho do diretor de fotografia e cineasta Walter Carvalho e sobrinho do documentarista Vladimir Carvalho. Seu pai é, atualmente, um dos diretores de fotografia mais importantes do Brasil, tendo no currículo trabalhos em O Rebu, Amores Roubados, Central do Brasil, Abril Despedaçado, Carandiru, Cazuza – O Tempo Não Para (que ele também dirigiu) e Heleno.

Com esse dom vindo do berço, Lula foi operador de câmera em alguns trabalhos (incluindo Cidade de Deus), seguiu os passos do pai e começou a trabalhar na mesma função que o consagrou. Seu primeiro trabalho solo foi no curta documentário Atrocidades Maravilhosas, que ele mesmo dirigiu em 2001, mas seu grande momento de reconhecimento veio com Tropa de Elite em 2007.

Da esquerda para a direita: Pedro Bromfman, Lula Carvalho, JOel Kinnaman, Daniel Rezende e José Padilha.

Da esquerda para a direita: Pedro Bromfman, Lula Carvalho, Joel Kinnaman, Daniel Rezende e José Padilha.

Ele foi premiado por esse trabalho em vários festivais nacionais e internacionais e, depois disso, se destacou em A Festa da Menina Morta, Budapeste (dirigido pelo seu pai), Tropa de Elite 2 e Paraísos Artificiais, A Hora e a Vez de Augusto Matraga e O Lobo atrás da Porta. Mas foi a retomada de sua parceria com o diretor José Padilha que fez sua carreira decolar para fora do país.

Ao lado do diretor brasileiro, ele trabalhou em Robocop (2014) e em oito episódios de Narcos, série da Netflix estrelada por Wagner Moura. Lula foi muito elogiado por ambos os trabalhos e iniciou sua carreira solo internacional com As Tartarugas Ninja também 2014. Agora o que o futuro nos reserva é o reencontro com os quelônios bombados em mais um longa surtado para conferir a continuidade do trabalho de Lula em As Tartarugas Ninja 2: Fora das Sombras, que estreia em junho.