AODISSEIA
Fique de Olho

Fique de Olho: Jeff Nichols

24 de Fevereiro de 2016 - 14:00 - Flávio Pizzol

Você provavelmente não conhece esse nome, afinal ele ainda não saiu dos bastidores para ocupar o seu merecido lugar nos holofotes. Mas podem guardar esse nome, porque esse diretor simplesmente não consegue fazer um filme ruim e tem tudo para ganhar mais espaço em 2016.

Nascido em Arkansas e formado University of North Carolina School of the Arts, Jeff Nichols iniciou sua carreira de diretor e roteirista em 2007 com o ótimo longa Shotgun Stories (Separados pelo Sangue em português). Depois ele deu uma sumida repentina e voltou em 2011 para lançar mais dois filmes incríveis que passaram despercebidos pelo grande público, mas foram amplamente elogiados pela critica: O Abrigo e Amor Bandido, sendo que este último pode ser considerado um dos longas que mudaram a carreira de Matthew McCounaghey.

mud-2012-4-g

São dramas fortes que abrem espaço para outros gêneros, contando com ótimos roteiros que sempre acabam falando sobre família de alguma forma e atuações interessantes que comprovam o talento de Nichols, que chegou muito perto de ser surpreendentemente escolhido para dirigir o filme do Aquaman, que vai ser estrelado por Jason Momoa.

Talvez vocês já tenham percebido que eu sou um grande fã dele, mas sua aparição nessa lista vem porque 2016 promete muito mais. Nessa última semana, ele exibiu Midnight Special, uma ficção científica onde um pai (interpretado por Michael Shannon, parceiro recorrente do diretor em quatro dos seus cinco longas) precisa proteger seu filho superpoderoso do mundo, no Festival de Berlim e foi bastante elogiado.

Além disso, com apenas 38 anos, Jeff também está finalizando Loving, um drama sobre um casal que foi preso simplesmente por viverem uma relação interracial nos anos 50 e que já está sendo previamente cotado para o Oscar 2017. Considerando tudo o que ele já fez, uma grande dica é guardar esse nome, assistir os outros longas e se preparar para a chuva de elogios que devem vir no decorrer do ano.