AODISSEIA
Especial

O Poder da Força

O despertar dos recordes

21 de dezembro de 2015 - 11:06 - Pardal

O fim de semana de estréia de Star Wars – O Despertar da Força acabou e a quebra de recordes foi mais do que confirmada. O filme agora possui o titulo de maior abertura da história dos EUA, após fazer, nesse fim de semana, o total de 238 milhões de dólares nos EUA e no Canadá, batendo o até então líder, Jurassic World, que tinha feito 208,8 milhões.

Em nível mundial, O Despertar da Força fez 517 milhões de dólares na abertura, ficando atrás de Jurassic World, que continua sendo líder com 524,9 milhões, mas chegando perto. Tenho que ressaltar que este estreou no mercado chinês, segundo maior do mundo, simultaneamente com o mercado americano, enquanto O Despertar da Força só estréia no mercado chinês em janeiro.

Mas calma, porque, além do recorde de maior abertura doméstica, Star Wars – O Despertar da Força também possui outros títulos importantes, como: maior número de salas em exibição, com 4134 salas, 89 salas a mais do que O Hobbit – Uma Jornada Inesperada; maior pré estréia de meia noite de quinta-feira, com 57 milhões de dólares, contra 43,5 milhões de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2; maior abertura para uma sexta-feira, maior bilheteria num único dia de dezembro e maior arrecadação em um único dia da história, com 120,5 milhões de dólares no dia 18/12.

Esses últimos números, em especifico, são bem expressivos já que o filme estreou em dezembro. O antigo detentor da marca de maior arrecadação num único dia, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, havia feito 91 milhões de dólares, só que estreando em julho, época dos grandes blockbusters por conta do verão americano. Pra se ter noção, a maior arrecadação de um dia em dezembro era de O Hobbit – Uma Jornada Inesperada com 37,1 milhões de dólares. O Despertar da Força mais que triplicou esse valor!

Todos esses números só atestam ainda mais a força dessa franquia. Ainda é cedo para afirmar em qual posição o filme ocupará no ranking de maiores bilheterias da história, mas é fácil acreditar que pelo menos o top 3 é garantido.

Todo o hype envolta de O Despertar da Força nos faz analisar o tamanho de Star Wars. É incrível como uma franquia de quase 4 décadas consegue ainda movimentar a cultura pop de tal forma. Parando pra pensar, Star Wars sobreviveu, no mínimo, 27 anos só com derivados e produtos licenciados, já que entre a trilogia original e os prequels se passaram 17 anos e entre estes e O Despertar da Força já se foram mais 10.

Talvez o que explique isso é a relação que os fãs têm com a franquia. Star Wars já tem sua terceira (quase quarta eu diria) geração de fãs e é passado de pai pra filho quase que como um ensinamento religioso. E isso não é aceito por obrigação, já que universo Star Wars é cativante. Desde as naves, passando pelos droids carismáticos e conceito da Força, tão familiar a qualquer religião, é quase impossível não ser cativado por pelo menos um traço desse universo.

Bem, por hora temos garantidos pelo menos mais 5 anos de Star Wars nos cinemas, mas alguém duvida que daqui mais 40, 50 anos essa franquia ainda esteja dando frutos? Eu não!

Fontes: Rentrak e BoxOfficeMojo.