AODISSEIA
Games

E3 2017: Xbox One X e a conferência da Microsoft

22 de julho de 2017 - 23:29 - felipehoffmann

Há algum tempo a Microsoft anunciou que estava produzindo um novo console. Mais potente que o XOne, rodando tudo em 4k o projeto era nomeado provisoriamente como Scorpio. Para a E3 2017 era esperado o anuncio oficial do console e ele veio, com outro nome. Xbox One X.

Em pouco mais de 1h30m a MS fez uma grande apresentação. Além de demonstrar todo o poderio do seu novo produto, encheu a tela de títulos exclusivos e lançamentos para o XOneX. Títulos como Forza MotorSport , Sea the Thieves, Crackdown 3, Minecraft, Cuphead, Anthem, Assassin’s Creed Origins e Dragon Ball Fighter Z deram as caras na E3 2017.

Chamou a atenção a quantidade de anúncios que a Microsoft fez para essa edição. Diferentemente de outras E3, onde rolavam alguns bate-papos com desenvolvedores, esse ano teve menos conversa e mais gameplay. Foram ao todo, 42 games divulgados, sendo 22 exclusivos para Xbox.

 

 

O primeiro jogo da conferência foi Forza Motorsport 7. O trailer de divulgação do jogo foi rodado totalmente em 4k, nativos e em 60fps. Uma das novidades foi utilizar a parceria que Forza tem com a Porsche para lançar um novo carro no palco do evento. Fomos apresentados ao 911 GT2 RS e diretamente levados à tela, para conferir seu potencial. Segundo os desenvolvedores, Forza Motorsport 7 é o jogo mais tecnicamente avançado do gênero de corridas, contando com mais de 700 carros em sua biblioteca. O game ganhou data de lançamento para 3 de outubro no Xbox e no Windows 10.

 

Desenvolvido pela 4K Games e publicado pela Deep Silver, foi demonstrado Metro: Exodus. O jogo é um shooter pós-apocalíptico em que os animais aparentemente sofreram alguma mutação e viraram bestas horrendas. No fim do gameplay, quando o personagem embarca em um trem, temos um plano aberto do ambiente em questão, recheado de detalhes e destruído pelo tempo. Metro: Exodus será multiplataforma e ainda não tem previsão de lançamento.

 

 

Assassin’s Creed também deu as caras na E3 2017, dessa vez com o título Origins. O game terá o Egito Antigo como plano de fundo para contar a história dos primeiros assassinos. No alpha gameplay capturado em 4k, vemos a cidade de Siwa e mais detalhes sobre a nova mecânica do jogo, com novos elementos de combate e ingredientes de RPG na jogatina. Segundo rumores, esse será o Assassin’s Creed com o maior mapa de mundo aberto já feito pela franquia. A data de lançamento do jogo está marcada para 27 de outubro desse ano, em múltiplas plataformas.

Dos títulos exclusivos para Xbox One vale destacar alguns que chamaram a atenção. Cuphead finalmente ganhou uma data de lançamento para 29 de setembro. O jogo havia sido adiado em outubro passado para, segundo os desenvolvedores, deixarem tudo dentro da visão deles. Numa pegada bem Blade Runner, vimos The Last Night, um ciberpunk 2D com gráficos lindíssimos. Serão alguns distritos de ambientes diferentes que prometem personagens diversos e poder nos diálogos, afetando suas decisões. E Ori também ganhou mais detalhes. Agora com o nome de Ori and the Will oh the Wisps, o jogo foi bastante aplaudido enquanto um belíssimo trailer era exibido. Ori é a continuação do aclamado Blind Forest e ainda não tem data prevista para lançamento.

A Square Enix também esteve presente durante a conferência, revelando detalhes do próximo jogo de Life is Strange Na verdade, será um prequel dos acontecimentos passados, intitulado Before the Storm, vividos na pele de Chloe Price. É prometida melhorias gráficas para o Xbox One X e o primeiro capítulo já sai no final do mês de agosto.

 

 

Fechando a conferência da Microsoft na E3 2017, a BioWare havia prometido mais detalhes sobre Athem, um jogo revelado no evento da EA no sábado. Um incrível gameplay foi exibido mostrando a dinâmica do jogo, a jogabilidade e o detalhismo nos gráficos. Athem se passa num universo futurista em que mercenários ajudam a humanidade em algumas tarefas. A mecânica dos trajes é extremamente customizável e fundamental para o andamento do jogo, para lutar com feras enormes e perigosas. Segundo a BioWare eventos climáticos afetarão a vida dos jogadores, que podem jogar em até quatro pessoas. Athem está previsto para 2018.

Ficou bem claro que a ideia da Microsoft era mostrar a grandiosidade de seu novo console. De fato, o Xbox One X é um baita de um videogame mas a impressão que ficou é que faltou mais títulos fortes para comprar a ideia do aparelho. A retrocompatibilidade, os 4k nativos, 60fps e o preço de U$499 podem não ser o suficiente para a MS chegar chutando o mercado e dominando com seu console. Mas, apesar disso, foi uma excelente E3 2017 para a empresa. Uma das melhores em anos.